Páginas

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Carta aos Romanos - 5

Ainda sobre Romanos 8:1, eu gostaria de deixar registrado algumas coisas que os reformadores falaram sobre o versículo em questão. Em todos os 4 volumes das Institutas, Calvino fala apenas uma vez sobre este versículo (III, 4, 28), e ainda assim apenas para refutar a tese católica de que haveria uma classificação de pecados veniais e mortais que o cristão poderia cometer. Já Lutero vai citar Rm 8:1 ao falar sobre o batismo, que ele considerava sacramento nos moldes católicos:

Enquanto subsiste esse teu compromisso com Deus, este, por sua vez, age graciosamente contigo e se compromete contigo no sentido de não te imputar os pecados que estão em tua natureza após o Batismo. Ele não os considerará nem te condenará por causa deles. O que lhe basta e agrada é que estejas em contínuo exercício e alimentes o desejo de destruir esses pecados e de te livrar deles com teu morrer. Por isso, ainda que maus pensamentos ou desejos se manifestem e ainda que, por vezes, peques e caias, se tornares a te erguer e a entrar na aliança, teus pecados já se foram por força do sacramento e do pacto, como diz São Paulo em Romanos 8:1. A má e pecaminosa inclinação natural não condena ninguém que crê em Cristo, desde que não siga essa inclinação nem se submeta a ela. E o evangelista S. João afirma em sua epístola: "Se alguém cair em pecado, temos um intercessor perante Deus, Jesus Cristo, que se tornou um perdão de nossos pecados" (1 Jo 2.1). Tudo isso acontece no Batismo, em que nos é dado Cristo, como ouviremos no próximo sermão.

(Martinho Lutero, "Um Sermão sobre o Santo, Venerabilíssimo Sacramento do Batismo", in "Obras Selecionadas" – Os primórdios – Escritos de 1517 a 1519, Eds. Sinodal/Ulbra/Concórdia, 2004, vol. 1, 2ª ed., p. 418)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.