Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Papagaios de pirata

Na atual crise financeira dos chamados "mercados", pelo menos algo se aproveita: o sistema se desnuda e começamos a perceber como ele funciona. Chama a atenção a opinião de "economistas" nos programas especializados na matéria. Trata-se, geralmente, de homens (na maioria) e mulheres geralmente nos seus 30, 40 anos de idade, saídos da classe média (mais para baixa do que alta), que fazem o seu curso de Economia, seu estágio na bolsa, e vão trabalhar em corretoras e consultorias do ramo. Aí, começam a dar as suas opiniões, cumprindo fielmente o cerimonial e o jargão do business. Perpetuam, assim, o jogo do poder, em que o grande capital é o que realmente interessa (e comanda). Compreende-se que eles estão apenas "defendendo o seu", assegurando o seu trabalho e o pão de cada dia, mas não deixa de ser tragicômico vê-los como a mão e a boca visível do mercado, repetindo incessantemente a mesma ladainha ao deus Mercado, voltados para Wall Street, e sempre dispostos a garantir a máxima privatização dos lucros e a correspondente socialização dos prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.