"A General" é um título que pode despertar a curiosidade sobre um eventual erro de português, mas se trata de um nome feminino mesmo, já que "a General" é uma locomotiva, que é, com o perdão da redundância, o grande mote desta obra-prima de Buster Keaton, um filme mudo em preto-e-branco de 1927, que (pasmem!) continua assombrando os moderninhos por ter sido feito sem nenhum efeito especial e pelo fato do próprio Keaton, acrobata desde menino, ter dispensado dublês nas cenas perigosas, que são muitas e impressionantes.
A história é parcialmente baseada num episódio real da Guerra Civil americana, em que um maquinista sulista passa pelas linhas yankees com a sua locomotiva.
Buster Keaton, grande comediante mais conhecido - paradoxalmente - como "o homem que nunca ri", dá à tragédia da guerra uma veia cômica e séria ao mesmo tempo, e este é, para mim e para muita gente, um dos melhores filmes de todos os tempos.
Felizmente, este clássico dos clássicos está disponível completo no Youtube (link abaixo), e você poderá conferir se isto é mesmo verdade. Desfrute-o então:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.