Páginas

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Jesus bebe e fuma em livro escolar da Índia

Notícia da Folha Online de hoje:


Imagem de Jesus fumando e tomando cerveja causa indignação na Índia


O porta-voz da Arquidiocese de Mumbai, Anthony Charanghat, protestou nesta sexta-feira pela inclusão de uma imagem de Jesus Cristo fumando e segurando uma lata de cerveja em um livro-texto usado nas salas de aula do primário no nordeste da Índia.

"Deveriam proibir o livro, porque ele fere os sentimentos dos católicos e representa uma falta de respeito", disse Charanghat.

A fonte disse não ter visto o desenho em questão, mas disse estar sabendo da polêmica.

O porta-voz da Conferência Episcopal da Índia (CBCI), o irmão Babu Joseph, pediu nesta semana ao governo que tome medidas contra a editora que publicou o livro, Skyline Publication.

Joseph informou que a CBCI ordenou aos colégios católicos da Conferência Episcopal da Índia que proíbam os livros desta editora nas salas de aula.

"Jesus Cristo, como uma divindade, é central na fé e na vida cristã. É errada a tentativa de macular a imagem de Jesus é um ato censurável e inclusive condenável", disse em declarações à agência de notícias "Ians".

Segundo o porta-voz, Jesus aparece "caricaturizado" em um livro-texto para os alunos do primário do estado indiano de Meghalaya, onde a fé cristã é majoritária, ao aparecer "com um cigarro em uma mão e uma lata de cerveja na outra".

Curiosamente, em 2007 um jornal tâmil --grupo étnico de fé hindu-- gerou uma polêmica religiosa na Malásia ao publicar um desenho de Jesus Cristo na mesma posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.