Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Arcebispo dispara: "pedófila é a sociedade"

Mediante declarações bombásticas e disparatadas, os prelados da Igreja Católica não param de acrescentar gasolina à fogueira de más notícias sobre si mesmos. O incendiário da vez é o arcebispo de Porto Alegre (RS), D. Dadeus Grings, conforme noticia o Zero Hora:


POLÊMICA DE BATINA


Dom Dadeus diz que sociedade é pedófila

Para o arcebispo, assunto pode estar sendo usado para prejudicar a Igreja

Ao abordar o escândalo do envolvimentos de sacerdotes em casos de pedofilia, o arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, ampliou a polêmica ontem. Na abertura de assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele chegou a afirmar que a “sociedade atual é pedófila”, segundo o site do jornal O Globo.

No encontro, que ocorre em Brasília, Grings disse que o assunto pode estar sendo usado para prejudicar a Igreja Católica.

– A Igreja tem 0,2% de culpa nestes casos, mas, ainda assim, os outros 99,8% não têm o mesmo destaque que a Igreja. Acho que isso é uma forma de querer prejudicar a Igreja que promove a castidade. No tempo atual este assunto se tornou irrelevante para a sociedade – afirmou.

Para ele, o abuso sexual de crianças e adolescentes seria mais frequente entre médicos, professores e empresários do que entre sacerdotes. O arcebispo também criticou a liberdade sexual por criar desvios de comportamento, entre eles a pedofilia, segundo O Globo. Zero Hora tentou contato com Dom Dadeus na noite de ontem, mas não obteve sucesso.

A polêmica deverá ser tema das reuniões entre os bispos. Os escândalos foi lembrada pelo núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, durante a missa de abertura da assembleia. Ele lamentou o momento atual vivido pela Igreja por causa das denúncias de pedofilia.

– A Igreja figura nas páginas dos jornais e de outros meios de comunicação, fustigada, exposta ao público ludíbrio, pelas fraquezas de alguns de seus membros qualificados, os quais foram responsáveis de pecados e crimes gravíssimos, passíveis de juízo diante de Deus e dos tribunais.

No principal encontro da cúpula católica do país, o presidente Lula enviou uma carta pedindo que os sacerdotes rezassem para que o povo brasileiro “tenha luz e sabedoria” para fazer a sua escolha na sucessão presidencial.


Meu comentário: D. Dadeus Grings errou na forma e bateu na trave no conteúdo. De fato, muito há que se debater sobre até que ponto a sociedade favorece a pedofilia, seja no culto da juventude, na erotização da infância e da adolescência, facilmente perceptível na adoração dos ídolos teens, mas daí a dizer que a sociedade - como um todo - é pedófila, vai uma longa distância. Além disso, a Igreja é chamada a fazer diferença no mundo, a não se conformar com ele, mas renová-lo e transformá-lo pelo poder do Espírito Santo (Romanos 12:1-2). Portanto, ao fazer esta comparação, o arcebispo está assumindo inadvertidamente que, longe de ser sal e luz do mundo, a Igreja Católica se tornou uma massa amorfa que não se distingue mais do mundo que um dia pretendeu conduzir e moldar, mesmo destino que - infelizmente - muitas igrejas evangélicas estão seguindo ao privilegiar o materialismo e o consumismo, uma outra forma subreptícia de "erotização" da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.