
A liderança local da igreja católica, através do arcebispo de San Salvador, D. José Luís Escobar Alas, manifestou-se contra a lei e pediu ao presidente Mauricio Funes que a vete, por considerar que nenhum grupo religioso foi consultado a respeito, e por temer que a iniciativa provoque ainda mais divisões na população.
Nunca é demais lembrar que D. Escobar Alas é o terceiro sucessor de D. Oscar Romero, bispo que defendia a pacificação e o respeito aos direitos humanos na guerra civil salvadorenha na década de 70, e que justamente por isso foi assassinado em 24 de março de 1980, e é lembrado como um dos mártires cristãos do século XX e colocado na galeria dos mártires da Abadia de Westminster na foto abaixo, ao lado de Madre Isabel da Rússia e dos pastores Martin Luther King Jr. (batista) e Dietrich Bonhoeffer (luterano).
Não deixa de ser uma decisão polêmica a do arcebispo atual de San Salvador, já que os principais adversários das leis que privilegiam uma determinada religião são geralmente ateus ou religiosos que defendem o laicismo (a separação entre Igreja e Estado).
De fato, muitas das iniciativas legislativas que obrigam colocar a imagens ou ler textos bíblicos em locais públicos são apenas "para inglês ver", já que a corrupção e a violência correm soltas ao arrepio da religiosidade de quem quer que seja.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.