Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

Premonição: sim e não

A revista ISTOÉ publicou uma longa matéria sobre premonição na sua última edição, que foi rebatida pelo jornalista Carlos Orsi, do Estadão. A quem interessar possa, a polêmica pode ser acompanhada pelos excertos e links abaixo:

A premonição sob a luz da ciência

Estudo feito por um renomado psicólogo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, reacende o debate sobre a capacidade humana de antever o futuro

Num diálogo do livro “Alice no Outro Lado do Espelho”, de Lewis Carroll, a continuação do clássico “Alice no País das Maravilhas”, a Rainha Branca diz à Alice que tem memória nos dois sentidos, para o passado e para o futuro. Tese que a menina considera um absurdo: “Ninguém pode acreditar em coisas impossíveis”, rebate. A soberana, no entanto, explica que é somente uma questão de prática e a aconselha a imaginar ao menos seis coisas impossíveis antes mesmo do café da manhã. Menos cético que a carismática personagem, o renomado professor americano Daryl J. Bem, um dos mais proeminentes pesquisadores de psicologia de sua geração, segundo o “The New York Times”, ousou deixar de lado a regra silenciosa que paira sobre o ambiente acadêmico, segundo a qual tudo o que foge de uma explicação racional deve ser solenemente ignorado. E desobedeceu a esse hermetismo em grande estilo, ao investigar a capacidade humana de antever o futuro, popularmente conhecida como premonição. Tal qual a Rainha Branca, ele crê na memória com a seta indicando para a frente.

(continue lendo no site da ISTOÉ)




Não, a ciência não encontrou provas de precognição

por Carlos Orsi

Confesso que desde novembro do ano passado eu vinha esperando algum veículo da imprensa brasileira resolver divulgar, de forma sensacionalista, o artigo “Feeling the Future: Experimental Evidence for Anomalous Retroactive Influences on Cognition and Affect“, de autoria do pesquisador Daryl Bem e que relata nove experimentos que testaram a capacidade humana de prever o futuro — alguns dos quais, segundo o autor, obtiveram resultados positivos.

O IG já havia publicado uma extensa entrevista com Daryl Bem em janeiro, agora em março a revista Mente e Cérebro trouxe artigo a respeito e houve um artigo bem ponderado e nada sensacionalista de Hélio Schawrtsman, mas faltava a abordagem sensacionalista. Confirmando o dito de H.L. Mencken, segundo o qual pensar mal dos outros pode ser um pecado, mas raramente será um erro, eis que no domingo de carnaval encontro a IstoÉ nas bancas com a seguinte chamada de capa: “Premonição Existe“.

O tempora! O mores!

(continue lendo no site Amálgama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.