
O Estadão de ontem publicou uma ótima reportagem sobre a radioatividade que ameaça o Japão, em que o grande destaque era o gráfico que acompanhou a matéria, sobre a quantidade de radiação que cada ser humano absorve todo dia, ou quanto acumula durante um ano, ou ainda quanto um aparentemente inofensivo raio X dentário ou de coluna pode te expor aos mais variados níveis de radioatividade. Estes níveis são medidos numa escala cuja unidade se chama milisievert. Um milisievert é o máximo permitido para a exposição humana, e é dividido em 1.000 microsievert. Diariamente, por exemplo, um ser humano recebe 10 microsievert de fontes naturais e ambientais. Utilizar um monitor de tubo por um ano te expõe a 1 microsievert. Já se você fuma diariamente 1 maço e meio de cigarro, no final de 1 ano você terá se exposto a 36 milisievert. Veja o gráfico abaixo e calcule - aproximadamente - quanto você recebe de radiação no seu dia-a-dia (clique na imagem para ampliá-la):

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.