Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

A iReligião da Apple


Hoje à noite a BBC 3 exibirá na Grã-Bretanha um documentário sobre a transformação de grandes marcas como Apple e Google em "religiões". Não se trata exatamente de nenhuma nova seita dirigida por algum executivo maluco, mas do trabalho de uma equipe de neurocientistas que scanearam o cérebro de um fã da Apple e descobriram que a marca desperta e ativa nele as mesmas áreas responsáveis pela fé, ou seja, a mesma região do cérebro que são ativadas quando imagens religiosas são mostradas a uma pessoa que nelas tem fé. Como já faz 47 dias que passou o primeiro de abril, a notícia não deve ser brincadeira. Inclusive o trailer do documentário - que está no site da BBC News - mostra a expectativa dos consumidores enquanto aguardam a loja abrir para poderem comprar o mais novo lançamento da Apple, seja ele um iPod, um iPad ou outro 'i' qualquer. Ainda segundo a BBC, este verdadeiro "fervor evangélico" deslocado para o consumismo explicaria o sucesso que empresas como Apple e Google têm experimentado nos últimos anos. Parece não haver dúvida que os consumidores mais fiéis devotam uma predileção que beira o fanatismo a suas marcas favoritas, mas é um tanto quanto surpreendente esta relação pretendida com a religiosidade. É verdade que muitos fiéis se comportam como uma torcida de futebol em relação às suas religiões, assim como muitos "pastores" - infelizmente - transformam suas pequenas igrejas em grandes negócios, mas a linha seguida na pesquisa dos neurocientistas poderá - inadvertidamente - confirmar outra evidência muito forte, já discutida na Universidade de Oxford, a de que a religião é um instinto natural do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.