Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

Mais duas vozes caladas na floresta


A terça-feira amanheceu triste e sangrenta no Pará. José Cláudio Ribeiro e sua esposa, Maria do Espírito Santo da Silva foram assassinados numa emboscada em Nova Ipixuna, município que fica perto de Marabá. Ambos eram líderes na defesa da floresta e do extrativismo responsável e sustentável, valores que estão cada dia mais ameaçados de extinção em função da voracidade das madeireiras e do avanço dos latifúndios. A saga de Chico Mendes e irmã Dorothy Stang (e tantos outros menos conhecidos) continua banhando de sangue as terras devastadas da Amazônia. A triste coincidência é que a morte dos dois ambientalistas acontece num dia em que está marcado mais um embate da votação do projeto do novo Código Florestal no Congresso Nacional, entre os movimentos ecológicos e os ruralistas estranhamente comandados pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). José Cláudio Ribeiro já vivia com uma bala na cabeça e era constantemente ameaçado de morte, mas o Estado brasileiro foi incapaz de protegê-lo, assim como é incompetente para proteger as florestas. O desmatamento venceu de novo, infelizmente. Veja abaixo o vídeo em que ele conta um pouco de sua experiência na conferência TEDxAmazônia, em novembro de 2010:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.