Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

O papa é pop mas quem dança são os outros

De vez em quando, acontece o contrário do esperado e a realidade imita a ficção. No recente remake da novela Ti-ti-ti, da Rede Globo, a personagem vivida por Claudia Raia, Jacqueline Maldonado, após uma desilusão amorosa com o estilista Jacques Leclair (vivido por Alexandre Borges) levava todo seu, digamos, "fogo", para um convento da imaginária "Ordem das Pecadoras Redimidas". Sorte dela que Bento XVI não soube disso, pois o papa faz as freiras, o estilista e o convento deles "dançarem", mas em outro sentido, segundo noticia a BBC Brasil:

Papa fecha convento em que freira apresentou dança polêmica

O papa Bento 16 mandou fechar um famoso convento em Roma após uma série de polêmicas no local, de acordo com informações de jornais italianos.

O jornal La Stampa informou que o monastério da Basílica di Santa Croce in Gerusalemme (Basílica da Santa Cruz de Jerusalém) estaria sendo fechado devido a "irregularidades" litúrgicas, financeiras e morais.

Em um dos episódios mais polêmicos protagonizados no mosteiro, a freira Anna Nobili - uma ex-dançarina erótica que há alguns anos lidera um grupo de dança litúrgica - se apresentou no convento com outras freiras durante uma cerimônia religiosa.

Segundo os jornais, alguns monges cistercienses da igreja foram transferidos para outras congregações na Itália. O abade Simone Fioraso, um extravagante ex-estilista de Milão, já tinha sido transferido do mosteiro há dois anos.

O jornal Il Messaggero informou ainda que Fioraso tinha restaurado o convento, que estava muito danificado, e aberto um hotel no local, em que realizava concertos.

Ele também realizou uma maratona de leitura da Bíblia que foi transmitida pela televisão e constantemente atraía celebridades para visitar o mosteiro, em que promovia uma abordagem menos convencional da religião.

Investigação

O Vaticano teria expressado sua insatisfação com as notícias a respeito do mosteiro.

"Uma investigação descobriu provas de irregularidades litúrgicas e financeiras, além de (irregularidades de) estilo de vida, que provavelmente não estavam de acordo com o de um monge", teria dito ao jornal britânico Guardian o padre Ciro Benedettini, um porta-voz do Vaticano.

O inquérito foi feito pela Congregação dos Institutos de Vida Consagrada do Vaticano e seus resultados ainda não foram publicados, segundo o La Stampa.

A Basílica de Santa Croce é uma das mais antigas e famosas de Roma, e foi construída em volta de uma capela do século 4.

A igreja é um dos locais mais importantes de peregrinação na capital italiana e acredita-se que ela guarde relíquias sagradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.