
Um dos estudos conduzidos pela equipe de eruditos concluiu que crianças com menos de 5 anos de idade são muito mais facilmente propensas a crer em propriedades “super-humanas” do que a entender as limitações que todos os seres humanos “normais” têm que enfrentar na vida. O experimento realizado por eles consistia em perguntar às crianças se suas mães sabiam que objeto estava guardado dentro de uma caixa fechada. As crianças de 3 anos de idade acreditavam que suas mães e Deus sempre saberiam do conteúdo, mas a partir da idade de 4 anos, as crianças começavam a entender que as suas mães não eram oniscientes.
Também foi feito um esforço para não limitar a pesquisa a apenas uma determinada sociedade, como a ocidental. Por isso, foram conduzidos estudos na China que mostraram que pessoas de diferentes culturas instintivamente creem que alguma parte das suas mentes, almas ou espíritos, de alguma forma sobrevivem após a morte.
Um dos diretores do projeto, Prof. Roger Trigg, de Oxford, disse que a pesquisa mostrou que religião “não é só algo para alguns poucos fazerem no domingo em vez de jogar golf. Nós reunimos um corpo de evidência que sugere que a religião é um fato comum da natureza humana que perpassa sociedades diferentes”. Acrescentou ainda que “isto sugere que tentativas de suprimir a religião tendem a ter vida curta, já que o pensamento humano parece ser dirigido a conceitos religiosos, como a existência de agentes ou deuses sobrenaturais, e a possibilidade de uma vida após a morte e também uma vida antes da própria vida”. O Dr. Justin Barret, do Centro de Antropologia e Mente da Universidade de Oxford, que dirigiu o projeto, disse também que a fé é um fenômeno que persiste em diversas culturas ao redor do mundo porque as pessoas que mantêm e compartilham ligações religiosas “poderiam ser mais propensas a cooperar com a vida em sociedade. Interessante também foi descobrir que é menos provável que a religião floresça em cidades de nações desenvolvidas, onde já existe uma enorme rede de suporte social”.
Esta pesquisa recente apenas reforça o que ja vínhamos comentando aqui no blog há longo tempo. Por isso recomendamos que você leia nosso pequeno acervo de textos e estudos sobre o "instinto moral".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.