Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Urina de crianças de Fukushima tem traços de Césio 134 e 137

Embora o UOL Notícias (vide abaixo) se refira apenas a Césio 134, o jornal inglês The Guardian inclui o isótopo 137 na trágica equação radioativa que atinge as frágeis crianças de Fukushima, depois do terremoto e do tsunami que devastou o país e provocou o grave acidente nuclear. Para tristeza de toda a humanidade, o fantasma de Hiroshima persegue o Japão:

Governo japonês recomenda evacuação de mais de 100 famílias em Fukushima

Tóquio, 30 jun (EFE).- O Governo do Japão recomendou nesta quinta-feira a mais de cem famílias de quatro localidades da província de Fukushima (nordeste) que evacuem o local perante os elevados níveis de radioatividade na região, informou a agência local "Kyodo".

As autoridades fizeram a recomendação a um total de 113 famílias da zona de Date, perto da usina de Fukushima Daiichi, após detectar que nas imediações de suas residências a radiação superava o limite anual de 20 milisievert (msv).

A recomendação desta quinta-feira é a primeira transmitida após a fase inicial de elaboração de um mapa de "pontos quentes" em Fukushima, que identifica os lugares habitados onde a radioatividade é especialmente elevada.

As famílias que seguirem o conselho terão ajuda do Governo para transporte e acomodação, principalmente as mulheres grávidas e as crianças, considerados os mais vulneráveis perante a radioatividade.

Pouco depois do acidente nuclear, o Governo japonês ordenou a evacuação de cerca de 80 mil pessoas em um raio de 20 quilômetros em torno da usina, e recomendou àqueles entre 20 e 30 quilômetros que deixassem a área.

A difícil situação na central de Fukushima Daiichi, onde continuam os esforços para restaurar a refrigeração dos reatores, aumentou a preocupação pela saúde dos residentes na região.

Uma ONG francesa denunciou nesta quinta-feira que se encontraram restos de material radioativo na urina de dezenas de crianças da cidade de Fukushima, capital da província do mesmo nome, o que aponta à possibilidade que tenham estado expostos a radiação interna.

Segundo as análises, a quantidade mais elevada de césio-134 teria sido identificada na urina de uma menina de 8 anos, que apresentou um nível de 1,13 becquereles por litro, indicou "Kyodo".

O porta-voz do Governo, Yukio Edano, assinalou que as autoridades examinarão essas análises e realizarão outras similares entre a população da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.