Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Teria sido Sócrates um profeta pré-islâmico?


Houve um tempo em que a convivência entre o mundo muçulmano e o ocidental foi mais pacífica, apesar das turbulências e da violência que marcou - lamentavelmente - boa (e má) parte dessa história. 

Agora, vem justamente do Irã a associação (inusitada e inesperada) entre o pai da filosofia grega (e ocidental) e o islamismo. 

O escritor iraniano Seyyed Abdolhadi Ghazayi lançou um livro intitulado "Sócrates, o Sábio", apresentando o filósofo grego como uma espécie de profeta pré-islâmico. 

A associação entre a religião muçulmana e outro grande filósofo grego é muito mais clara e conhecida, já que Aristóteles foi redescoberto e divulgado na Idade Média pelos sábios muçulmanos Avicena (Ibn Sina - الله بن سينا) e Averróis (Ibn Ruchd - احمد بن رشد). 

Averróis, por sinal, está retratado como um improvável discípulo muçulmano em meio à plêiade de filósofos gregos no famoso quadro "A Escola de Atenas" de Rafael (em destaque abaixo), tal era a sua importância para a filosofia ocidental, e cuja influência neoaristotélica foi de suma importância no trabalho de São Tomás de Aquino. A seguir a explicação dada por ele à Iran Books News Agency (tradução livre do "inglês iraniano"):
Seyyed Abdolhadi Ghazayi diz que o seu livro trabalha com a filosofia de Sócrates e os fatores que levaram ao nascimento de sua filosofia.

Em relação à história da filosofia antes de Sócrates, Ghazayi explica: “Antes de Sócrates a filosofia de Sócrates existia no Oriente e então ela se trasladou para o Ocidente. Portanto, nós podemos inferir que Sócrates é o herdeiro das filosofias orientais do seu tempo. Uma análise da gênese de Sócrates e suas obras remanescentes constitui outro capítulo deste volume.

Ghazayi acrescenta: “Neste livro eu utilizei um estilo simples de escrita, evitando intencionalmente expressões difíceis. Minha ênfase na escrita simples abrange inclusive os termos filosóficos de Sócrates”.

O seu interesse em Sócrates começou com o interesse nos filósofos gregos clássicos, frisando: “Um sábio deve, antes de tudo, ser um teólogo, e assim era Sócrates. Eu o considero um profeta divino. Deus não nos revelou os nomes de todos os seus profetas, e já que Sócrates era um teólogo eu não tenho dúvida alguma de que ele tenha sido um mensageiro divino”.

Ghazayi continua: “Cada profeta teve uma missão particular na sua vida e a significância daquela missão num determinado período histórico fez com que ele se perpetuasse na história. Alguns filósofos chegam até mesmo a não considerar Sócrates como um sábio, ainda que ele tenha sido martirizado no patíbulo da filosofia e da teosofia”.

Ele prossegue: “Filosofia é um tipo de saber que nasce da teologia. Os filósofos islâmicos não praticam filosofia pura. O que foi traduzido para o árabe e oferecido aos árabes daquele tempo era filosofia pura, mas Farabi, Ibn Ruchd e Ibn Sina a mesclaram com as ciências corânicas”.

Continua: “A obra de Ibn Sina, “A Cura”, é um texto filosófico inspirado pela tradição islâmica e pelo alcorão”.

As palavras de Sócrates não podiam ser entendidas no seu tempo e por isso ele foi morto por envenenamento, explica Ghazayi. As suas maneiras e ideias eram únicas entre os seus discípulos. Eles costumavam beber vinho enquanto Sócrates o evitava. De fato, ele foi a primeira pessoa que baniu a bebida e isto comprova que ele tinha um relativo entendimento da lei divina.

Ghazayi enfatiza ainda: “As obras remanescentes de Sócrates mostram que ele se posicionou além das ideias dos seus contemporâneos e os ensinou aquilo que era útil para suas mentes e seus corpos. A teologia não significava nada para as pessoas daquela época, mas ele as instruiu no conhecimento divino como um profeta sábio.

A título de registro, existe um livro em inglês cujo título é "Socrates on Judaism, Christianity e Islam: Asking the Right God-Questions", de Doug Van Scyoc, publicado em 2007, que aparentemente também faz uma relação entre Sócrates e as três grandes religiões monoteístas do mundo, mas sobre o qual não foi possível localizar resenhas ou maiores comentários sobre seu conteúdo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.