Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bispo católico irlandês quer o fim do celibato

A notícia é da Folha:

"Deixe os padres se casarem", diz influente bispo irlandês

Um dos membros mais proeminentes da Igreja Católica irlandesa pediu o fim do celibato compulsório para os padres, dizendo que isso está afastando os novos seminaristas.

O bispo aposentado de Derry Edward Daly, que ficou famoso durante as décadas de conflito sectário na Irlanda do Norte, disse que a igreja deveria agir rapidamente para se contrapor à falta de jovens clérigos.

"Sinto agora que o celibato é prejudicial à igreja e realmente acho que devemos olhar esta questão muito profundamente nesse momento, e de maneira urgente", disse Daly em declarações feitas à rádio estatal irlandesa RTE nesta terça-feira.

Daly disse que se entristecia porque bons homens rejeitavam o sacerdócio por causa do celibato obrigatório, e está abatido pela faixa etária crescente dos padres.

O número de pessoas entrando para o sacerdócio na Irlanda caiu muito nas últimas décadas, depois que uma série de escândalos de abusos sexuais minou a reputação da igreja e pôs fim ao seu domínio em um país que já foi devoto.

"Eu apenas pensei comigo mesmo: o que vai acontecer, de onde virão os jovens padres?", disse ele. "Tenho certeza que muitas pessoas na Igreja sentem a mesma coisa."

Daly tornou-se um símbolo da paz na Irlanda no "Domingo Sangrento", de 1972, quando câmeras de televisão mostraram-no segurando um lenço branco enquanto ministrava os sacramentos aos feridos depois que soldados britânicos abriram fogo durante uma marcha por direitos civis.

Daly disse que mesmo se o celibato compulsório terminasse, muitos clérigos se absteriam voluntariamente.

"Deve haver celibatos no sacerdócio sempre", disse ele. "Mas há outras pessoas que se sentiriam mais completas ao exercer o sacerdócio se forem casadas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.