Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cientistas chineses criam arroz que produz sangue humano

Essa é uma daquelas notícias que lembra mais o tragicômico episódio do "boimate" da Veja (clique aqui para relembrá-lo), mas como a notícia foi originalmente publicada no dia 6 de novembro (e não 1º de abril) pelo respeitado jornal britânico The Telegraph, há que merecer algum crédito. Mesmo assim, entretanto, é melhor continuar com os dois pés atrás até que, algum dia, a gente veja - com os próprios olhos - arroz realmente produzindo sangue humano (se não o sangue propriamente dito, pelo menos algum de seus componentes). É interessante também aproveitar o assunto e fazer uma analogia, digamos, transcultural bíblica, sobre a dificuldade que alguns missionários cristãos tiveram ao longo da história ao celebrar a eucaristia (ou a ceia do Senhor) em povos e tribos que não tinham a referência comum do pão e vinho, e eu já li (ou ouvi) em algum lugar muito tempo atrás que o arroz (que também é um alimento universal) foi utilizado para introduzir os novos cristãos longínquos e isolados à simbologia que a cerimônia ensinada por Jesus requer quanto ao corpo e ao sangue vertido na cruz. A notícia repercutiu no Brasil pelo Gizmodo:

Cientistas não-loucos dizem que vão transformar arroz em sangue

Parece um ato de bruxaria, mas na verdade é medicina de ponta. Pesquisadores da Universidade Wuhan, na China, dizem que eles conseguem criar arroz geneticamente modificado que gera sangue. Sangue humano. No arroz.

O truque está em colocar genes humanos dentro do DNA do arroz, como informa o Telegraph. Isto faz o arroz gerar seroalbumina humana, um componente valioso do sangue humano usado em transfusões.

Mas por que arroz? Porque não é necessário se preocupar com HIV ou outros agentes patogênicos do sangue. Porque não exige uma campanha de doação de sangue – em vez disso, poderíamos cultivar este elemento do sangue em grandes plantações. “Plantar sangue” parece algo bizarro, mas poderia mudar a medicina, criando uma fonte quase infinita de sangue que poderia salvar vidas.

O arroz de sangue já foi criado e testado, e o estudo foi publicado num respeitado periódico científico. A pergunta agora é: quem será o primeiro chef a servir o arroz de sangue?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.