Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Flamenco bíblico

Calma, rubronegros, não estamos falando do FlamenGo, mas de flamenCo, a tradicional dança espanhola, mais afeita à região da Andaluzia.

Tudo bem que o Flamengo anda levando um baile até do Coritiba ultimamente, e faz muito tempo que o Ronaldinho Gaúcho não bota ninguém pra dançar, mas nem por isso se ofenda.

Também não estamos nos referindo a nenhum "atleta de Cristo" que joga na equipe carioca, desses que podem fazer qualquer coisa desde que paguem o dízimo e digam aos repórteres que foi "Deus que fez o gol".

Só queremos proporcionar um pouco de arte (e que bela arte!) à sua alma latina (talvez ferida) neste feriado chuvoso.

Um dos muitos ritmos típicos do flamenco são as sevillanas, que, como o nome sugere, vêm de Sevilha, capital da Andaluzia.

O conhecido cineasta espanhol Carlos Saura, diretor que tem uma legião de ótimos filmes no currículo, entre eles "Cría Cuervos", "Flamenco" e "Tango", só para citar alguns, é o responsável também por "Sevillanas" (1992), em que homenageia uma série de bailados típicos da região de Sevilha.

Um deles são as "Sevillanas Bíblicas", em que são cantados e dançados temas do Antigo Testamento, relacionados à sedução e à vaidade ("quanto maior a confiança, maior o perigo"), inclusive do livro deuterocanônico de Judite (que consta da Bíblia católica), especialmente na vila de Alosno, na província de Huelva, terra de Paco Toronjo, o cantor que interpreta magistralmente as canções sobre o rei Davi, Betsabé e Urias; Judite e Holofernes; Sansão e Dalila; e - por fim - Absalão e seus longos cabelos.

O flamenco bíblico está no primeiro vídeo abaixo, e a seguir há mais trechos da película de Saura com outros bailados para celebrar uma das mais belas tradições da Espanha:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.