Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ateus querem se apropriar da palavra "espiritual"

Apesar de todo a mágoa antirreligiosa, acompanhada do tradicional chororô cheio de não-me-reles e não-me-toques, continua de vento em popa a campanha ateísta para se converter no mesmo "misticismo" que tanto combate, iniciativa cada vez menos disfarçada, como já tivemos oportunidade de registrar aqui, especialmente no artigo "Seria o neoateísmo uma nova religião?"

Depois de Alain de Botton propor a construção de templos ateus, agora é a vez de outro expoente do mundinho ateísta, Sam Harris, propor em seu blog o resgate da palavra "espiritual" para o movimento (dele).

No artigo "In Defense of 'Spiritual'" ("Em Defesa do 'Espiritual'"), o militante Harris diz que - no seu próximo livro - terá que enfrentar a animosidade de muitas pessoas quanto à palavra "espiritual" para, segundo diz, resgatá-la com o propósito de "pegar as boas palavras e colocá-las em bom uso".

Só por essa frase, é dispensável maiores digressões para constatar o pedantismo e a arrogância deste tipo de militante que se julga iluminado e o único autorizado a interpretar uma só palavra, para resgatá-la do "mau uso" que outros bichos-papões estariam fazendo dela.

No centro da questão levantada por Sam Harris está o mesmo problema apontado por Alain de Botton: os ateus não conseguem lidar com a beleza estética do mundo em que caíram de paraquedas. No fundo, trata-se apenas de uma amargurada forma cosmética de "neopaganismo".

Na impossibilidade existencial de explicar a extraordinária beleza que constatam no mundo mediante a transcendência do seu hipertrofiado ego, não lhes outra resta alternativa senão choramingar a sua empáfia e invadir a seara alheia (aquela dos seus "inimigos espirituais") para sequestrar ali palavras, termos e conceitos, e depois "higienizá-los" e adaptá-los aos seus delírios narcisistas (ainda que os chamem de "prazeres estéticos").

Talvez estejam - inadvertidamente - cumprindo a velha máxima: "na impossibilidade de vencer os seus inimigos, junte-se a eles"...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.