Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Igreja copta egípcia já tem um novo patriarca


Depois da morte do patriarca Shenouda III, em março deste ano, a igreja ortodoxa copta egípcia chegou ao fim de um longo processo seletivo que apontou o 118º Patriarca de Alexandria.

Tawadros II assumirá o patriarcado oficialmente no próximo dia 18 de outubro, e passa a liderar cerca de 16 milhões de fiéis espalhados pelo mundo, mas fortemente concentrados no Egito, onde representam aproximadamente 10% da população de 85 milhões, de maioria muçulmana.

Apesar de exercer entre os ortodoxos coptas um papel similar ao do papa na igreja católica, o processo seletivo copta é um tanto quanto diferente do romano, já que um colégio eleitoral de 2.500 pessoas (que inclui laicos além do clero) votam secretamente até chegarem a uma lista tríplice.

Os candidatos selecionados nas recentes eleições foram os bispos Rafael, de 54 anos de idade, do Cairo, e Tawadros, 60 anos, de Beheira (delta do Nilo), além de um monge, Rafael Ava Mina, de 70 anos.

Quando os três nomes finais estão definidos, eles são colocados numa urna e um garoto de olhos vendados "sorteia" o escolhido, o que aconteceu no último domingo na catedral de São Marcos no Cairo, capital egípcia.



O novo patriarca copta recebe a igreja num período conturbado da história egípcia. Seu antecessor, Shenouda III, conseguiu conduzir os coptas em relativa paz ao longo de seu pontificado, mesmo com todas as crises políticas e religiosas que teve que enfrentar.

Tawadros II começa seu reinado, entretanto, com bons augúrios, já que Mohamed Badia, líder da poderosa Irmandade Muçulmana, principal força política e religiosa do Egito, imediatamente o saudou com efusivos parabéns por sua eleição, desejando-lhe pleno êxito em sua missão.

Que Deus permita que cristãos e muçulmanos vivam em paz no Egito.

Fontes: Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e IHU



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.