Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Diocese de Bauru exige que padre Beto se retrate sobre declarações polêmicas


Padre Roberto Francisco Daniel, ou "Padre Beto", é uma figura muito conhecida em Bauru, cidade de cerca de 350.000 habitantes no centro do Estado de São Paulo.

Muito querido por boa parte da população local, o sacerdote não se omite na hora de dar declarações sobre assuntos polêmicos, como espiritismo, suicídio, fidelidade, adultério,   bissexualidade, homossexualidade e outros temas controversos, como ocorreu na entrevista que concedeu a pessoas que se identificam como espíritas do portal Bauru TV no youtube, em duas partes, como você pode ver abaixo:



No segundo vídeo, padre Beto diz que "uma pessoa que tem um relacionamento extraconjugal, e que este relacionamento é aceito pelo cônjuge, aqui existe fidelidade. O que é fidelidade? É transparência. Eu estou jogando limpo. Eu estou abrindo o jogo. Eu estou falando: 'é isso o que eu quero. Você aceita?'. Se a pessoa aceitar, é opção dela também. Então aqui todos estão jogando limpo".

Mais adiante prossegue afirmando que “se a ciência humana está constatando que hoje em dia não dá mais para você enquadrar o ser humano em homossexual, bissexual ou heterossexual, nós deveríamos nos enquadrar simplesmente como seres sexuados e que o amor pode surgir em qualquer desses níveis, se a ciência está chegando a este ponto... não é..., de nos levar a esse nível de consciência, a Igreja precisa estudar bem isso, caso contrário ela vai cometer um pecado. Qual pecado? O pecado de não saber amar o seu próximo.  Eu sei amar o meu próximo a partir do momento em que eu conheço esse próximo. Então a Igreja tem que mudar sim, ela vai ter que mudar, mas não porque a sociedade mudou, mas porque a ciência e conhecimento humano evoluiu [sic]”.

Quem não gostou nada das declarações do sacerdote foi o seu superior imediato, D. Frei Caetano Ferrari, bispo da diocese de Bauru, que emitiu nota pública "pedindo" (no popular, exigindo e impondo prazo) que o padre Beto se retrate de suas declarações, com os seguintes dizeres:
Tendo em vista os recentes pronunciamentos do padre Roberto Francisco Daniel (padre Beto) em páginas pessoais da internet, que têm provocado escândalo junto aos fiéis, agora, extrapolando-se o âmbito diocesano e indo para o mundo aberto da mídia eletrônica; tendo em vista, sobretudo, o conteúdo desses pronunciamentos que ocorrem em desacordo com os ensinamentos da Igreja no campo da doutrina, da moral e dos costumes; tendo em vista que não em poucas oportunidades o Bispo Diocesano já lhe vem alertando sobre seus pronunciamentos; e tendo em vista o diálogo realizado hoje, 23 de abril, na Cúria Diocesana, sobre o assunto, determino ao padre Beto a retirar de imediato tudo o que estiver na mídia, com palavras e imagens relativas a estas suas declarações. Determino a se retratar através do mesmo meio utilizado (site, Facebook e YouTube), no prazo até 29 de abril de 2013, confessando humildemente que errou quanto a sua interpretação e exposição da doutrina, da moral e dos costumes ensinados pela Igreja.

Nossa Diocese, que caminha rumo ao Jubileu de Ouro de sua fundação, encontra-se em oração permanente, suplicando ao Divino Espírito Santo, seu padroeiro, que ilumine nossas mentes e nossos corações para caminharmos na busca da conversão, da santidade, da comunhão e da paz.

O bispo D. Ferrari foi entrevistado também pela repórter Nilessa Tait, da TV TEM, afiliada da Rede Globo em Bauru (SP), e pelo jeito ele próprio providenciou uma, digamos, gravação paralela, para se certificar de que suas palavras não seriam desvirtuadas ou manipuladas:


Em entrevista ao portal G1, o padre Beto declarou que "ainda estou analisando o que farei a respeito dessa retratação que eles me pedem. Retirar o que publico das redes sociais é como negar o meu ser e o modo em que eu me relaciono com Deus, além de negligenciar o meu papel como padre”.

Preparem-se, católicos de Bauru e região: vem muito pano pra manga por aí...



Atualização de 29/04/13: o bispo de Bauru excomungou o padre Beto, leia a íntegra da nota da diocese clicando aqui.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.