Páginas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Inimigos viram amigos nos céus da Alemanha em 1943



Exatos 70 anos atrás, no dia 20 de dezembro de 1943, dois pilotos - um americano e outro alemão - protagonizaram nos céus conflagrados da Alemanha nazista uma história de dignidade, amizade e cavalheirismo diga de ser lembrada no Natal.

O local é deveras insólito para um gesto humanitário que não pode ser esquecido, razão pela qual o piloto americano Charles "Charlie" Brown e o alemão Franz Stigler merecem ser sempre lembrados como prova viva de que, mesmo nos piores momentos, é possível extrair algo bom, por mínimo que seja, de uma tragédia de proporções monumentais.

Naquele dia 20 de dezembro de 1943, quando a Segunda Guerra Mundial ainda estava indefinida, apontando levemente para a derrota nazista num futuro que ainda não se podia visualizar, Charlie Brown (então com 21 anos de idade) participou, com sua fortaleza voadora B-17 (batizada de "Ye Olde Pub"), do bombardeio da cidade alemã de Bremen.

Entretanto, seu bombardeiro ficou severamente avariado e, mesmo assim, ele tentava retornar com a sua tripulação ferida para a segurança da Grã-Bretanha.

Foi aí que apareceu na sua frente o seu pior temor: um caça alemão Messerschmitt Bf-109 pilotado por Franz Stigler, consagrado ás da Luftwaffe, então com 28 anos de idade.

O bombardeio já tinha sido uma experiência dramática até avistar o inimigo pronto para abatê-lo. 

Atingido pela bateria antiaérea, a despressurização do F-17 já fizera Brown ficar inconsciente por alguns minutos, mas teve tempo de recobrar a consciência para ver que - surpreendentemente - o avião continuava voando devidamente nivelado.

Agora, tudo indicava que que não havia mais salvação para Brown e sua equipe. O Bf-109 de Franz Stigler estava ali ao lado, e a morte de todos era apenas questão de segundos.

Stigler, entretanto, não derrubou o F-17 e, mediante gestos, tentou fazê-lo descer num campo alemão, mas Brown se recusou a seguir este caminho.

Mesmo assim, Stigler escoltou o F-17 de Brown até o Mar do Norte, evitando, assim, que o bombardeiro americano escoltado por um caça da Luftwaffe fosse abatido também pelas baterias antiaéreas do solo alemão.

Brown alcançou a base aérea de Seething, da RAF (Royal Air Force), onde relatou sua inusitada fuga, tendo recebido ordens superiores para que não contasse o episódio para mais ninguém, a fim de não gerar sentimentos positivos em relação a seus pares alemães.

Stigler, por seu lado, havia seguido o conselho de seu antigo comandante Gustav Rödel,  que - durante a campanha do Norte da África - lhe havia ordenado que jamais atirasse em um piloto inimigo que tentava escapar de paraquedas, e não contou a ninguém o que havia ocorrido naquele dia tão especial.

Felizmente, ambos sobreviveram aos horrores da guerra, e, depois de décadas superando os traumas do conflito, somente em 1986 é que vieram a se conhecer.

A partir de então, já em tempos de paz, Brown e Stigler desenvolveram uma amizade muito próxima e se viram constantemente até o final de suas vidas, que - curiosamente - se deu no mesmo ano: 2008.

Stigler faleceu aos 92 anos de idade, em 22 de março de 2008, e aquele rapaz que ele permitiu viver tanto tempo mais, Charlie Brown, morreu 8 meses depois, em 25 de novembro de 2008, aos 86 anos de idade.

Viveram bastante e nos deixaram o exemplo de como pequenos gestos de gentileza e respeito à vida humana podem ser tão extraordinariamente belos e significativos.

No vídeo abaixo, você pode ver um resumo dessa história, em inglês, com imagens recuperadas do encontro entre esses dois seres humanos especiais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.