Claro que não podia faltar música clássica na nossa peregrinação antifolia. Por isso encerramos nossa turnê 2014 com o gênio do período barroco, Georg Friedrich Händel (1685-1759), nascido alemão e naturalizado britânico.
Curiosamente, nasceu no mesmo ano que aquele que é considerado por muitos com o maior de todos os compositores barrocos, Johann Sebastian Bach, e viveu nove anos mais que esse último.
Ficou mais conhecido para a posteridade com o coral "Aleluia", o célebre 42º movimento do oratório "O Messias", um trecho tão consagrado - até hoje - no imaginário popular que tirou do restante de sua obra o privilégio de ser conhecida por grandes plateias, inclusive o próprio "O Messias", que os mais pacientes poderão ouvir na íntegra (2 horas e 38 minutos) no vídeo abaixo, executado pelo coro do King's College de Cambridge:
Os mais apressados podem apreciar também a peça "Music for the Royal Fireworks" (HWV 351), especialmente composta para as celebrações reais britânicas com fogos de artifício, onde se nota claramente a profusão de instrumentos de sopro na típica polifonia da música barroca, sobretudo com oboés e fagotes, gravado durante o festival Proms promovido pela BBC no Royal Albert Hall em 2012:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.