Páginas

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Cardeal esloveno diz que papa é "muito de esquerda"


Matéria publicada no IHU:

“O Papa é muito de esquerda”, afirma cardeal Rodé

O cardeal Franc Rodé (foto), que acaba de completar 80 anos e foi prefeito da Congregação para os Religiosos, concedeu uma entrevista à agência de imprensa nacional da Eslovênia na qual criticou o Papa Francisco. Não têm nada a ver nem com o Sínodo sobre a Família nem com as questões doutrinais. Ou melhor, colocou em discussão outra doutrina, a social, que parece cada vez mais esquecida no mundo católico, como demonstraram algumas páginas da Evangelii Gaudium. De acordo com o cardeal esloveno, o Papa é “muito de esquerda”.

A reportagem é de Andrea Tornielli e publicada no sítio Vatican Insider, 04-10-2014. A tradução é de André Langer.

“Sem dúvida nenhuma – disse Rodé –, o Papa é um gênio da comunicação. Comunica-se muito bem com a multidão, com a mídia, com os fiéis”. “Uma grande vantagem – acrescentou – é que sempre se mostra simpático. Por outro lado, suas opiniões em relação ao capitalismo e à justiça social são excessivamente de esquerda. Vê-se que o Papa está marcado pelo ambiente do qual provém. Na América do sul há grandes diferenças sociais e grandes debates sobre esta questão cada dia. Mas este pessoal fala muito e resolve poucos problemas.”

O artigo do jornal Piccolo, de Trieste, que reproduziu a informação da agência eslovena, recordou que o cardeal (que viveu muitos anos na Argentina durante o regime de Tito), quando foi arcebispo de Lubliana, dirigiu “a Igreja eslovena claramente na direção de um modelo capitalista”. E, como se sabe, uma diocese de seu país, a de Maribor, sofreu uma bancarrota financeira devido a investimentos muito arriscados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.