Páginas

domingo, 25 de janeiro de 2015

Teu computador te conhece melhor do que você pensa

love
A matéria é do Gizmodo Brasil:

Seu computador entende a sua personalidade melhor que seus amigos


Jamie Condliffe

Toda vez que você usa um computador, deixa nele pedacinhos valiosos de informações pessoais. As máquinas podem usá-los para entender a sua personalidade muito melhor do que sua família e seus amigos.

Pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, e da Universidade de Cambridge desempenharam um estudo que comparou os traços de personalidades de 86 mil participantes adquiridos via um questionário com uma análise das suas atividades no Facebook. Quando a equipe capturava dados de mais de 100 curtidas no Facebook de uma pessoa, os algoritmos conseguiam determinar a personalidade dela com mais precisão do que seus amigos e familiares – e quase tão bom quanto seu cônjuge ou namorado. A pesquisa foi publicada no PNAS.

O mais interessante é que as técnicas não estão limitadas ao Facebook, então qualquer análise de outras evidências deixadas em um computador – seu histórico de navegação, as compras que você faz online etc – poderiam ser usadas para determinar que tipo de pessoa você é. E mais: não se trata de uma pesquisa sem aplicação prática. Os pesquisadores sugerem que com os insights que são capazes de obter, os algoritmos podem prever a sua compatibilidade com uma vaga de trabalho. Em vez de se candidatar a ela, algoritmos poderiam vasculhar a Internet em busca de colocações que se adequam ao seu perfil – uma procura por emprego às avessas.

Assustado? Acalme-se, ainda é cedo para entrar em pânico. Afinal, essa análise se baseia em apenas cinco grandes traços de personalidade; enquanto isso, muitas outras análises psicológicas usam centenas de dimensões para construir um retrato fiel de você e do seu comportamento. Enquanto os computadores não chegam a esse nível, nenhum algoritmo o conhecerá tão bem quanto… sei lá, sua esposa ou seu marido. Apesar disso, o poder dele é inegável, então talvez seja questão de tempo para ele expandir seu poder de análise. Aproveite enquanto essa hora não chega para dar aquela editada em seu perfil no Facebook! [PNAS via New Scientist]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.