Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Gregos e turcos tentam encontrar paz para o Chipre

A ilha de Chipre é rota de passagem das civilizações do Mediterrâneo desde tempos imemoriais.

A sua primeira referência na Bíblia se encontra no capítulo 23 de Isaías, e é citada 6 vezes no livro de Atos dos Apóstolos.

A história da ilha é bastante conturbada, alternando períodos de dominação por fenícios, egípcios, romanos, gregos, venezianos, e - mais "recentemente" - pelos Impérios Otomano e Britânico.

Independente do Reino Unido desde 1960, Chipre se viu dividida entre as comunidades de origem turca e grega, situação que gerou vários conflitos e perdura até hoje, com a ilha - e sua capital Nicósia - dividida entre os ortodoxos gregos e os muçulmanos turcos.

Parece, entretanto, que há esperança e espaço para a paz e a reconciliação, segundo noticia a Voz da Turquia:

Líderes cipriotas passeiam pela cidade dividida depois das negociações

Os líderes das comunidades, turca e grega, passearam por ambos os lados de Nicósia.

O presidente turco-cipriota, Mustafa Akinci, e o presidente greco-cipriota, Nicos Anastasiades, num intervalo das negociações de paz, acompanhados dos presidentes da câmara de ambos os lados, passearam-se por ambos os lados de Nicósia, atraindo muita atenção pública.

Anastasiades disse que irão trabalhar para achar uma solução, o mais rápido possível e que é necessária uma solução para o futuro de ambas as sociedades.

Akinci acrescentou que gostava de transmitir uma mensagem de esperança ao Chipre, porque é o que mais precisa depois de todas as desilusões do passado.

Os dois líderes encontrar-se-ão novamente a 28 de maio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.