Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Ciência investiga o que faz uma pessoa ser carismática

Matéria publicada no HuffPost Brasil:

Cientistas parecem ter descoberto o verdadeiro segredo do carisma

Eliza Sankar-Gorton


Se você consegue pensar rápido, um novo estudo sugere que você é sortudo.

Os cientistas parecem ter descoberto como o carisma – aquela característica indefinível daqueles que cativam as pessoas – funciona.

O carisma pode depender de um pensamento rápido, de acordo com uma nova pesquisa. Em outras palavras, as pessoas que conseguem responder com rapidez a questões de conhecimento geral ou ser ágeis ao realizar tarefas tendem a serem vistas como mais carismáticas pelos seus amigos.

"Nós esperávamos que a rapidez fosse um fator que pudesse prever o carisma, pois a velocidade parecia ser um elemento fundamental na capacidade que algumas pessoas têm de serem interessantes – e até mesmo um pouco imprevisível – nas interações sociais", disse o Dr. Bill von Hippel, pesquisador líder e professor de psicologia da Universidade de Queensland na Austrália, ao Huffington Post por email.

"Mas nós nos surpreendemos ao descobrir que a velocidade era mais importante do que o QI em prever carisma".

Os pesquisadores recrutaram grupos de amigos, no total 417 pessoas, para os testes de respostas rápidas que pretendiam medir a velocidade mental. Daí cada pessoa reportou o quão carismático eram seus amigos do grupo e logo cada um deles fez um teste de QI.

Depois de comparar o QI e a velocidade mental deles, os pesquisadores descobriram que a velocidade mental poderia prever o carisma com precisão enquanto que o QI não. Os pesquisadores então concluíram que a velocidade mental pode permitir que um indivíduo oculte reações inapropriadas e mostram senso de humor na hora, fazendo com que a pessoa pareça carismática.

"A inteligência social é mais do que saber dizer a coisa certa", disse Hippel. "É também a capacidade de dizer isso no momento certo".

A pesquisa foi publicada na Revista Psychological Science, em 30 de novembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.