Matéria publicada na revista Galileu em janeiro de 2015:
Por que você não vai cumprir suas resoluções de ano novo
Se você ainda está firme, fique sabendo: as chances de falhar são grandes
Perder peso, ser mais produtivo, começar algum esporte, entrar na academia, parar de tomar refrigerante, ler 500 livros, etc. Basta virar o ano, e já começamos a pensar nas resoluções do ano novo. Mas por que - quase - nunca conseguimos cumprir nossas metas?
Gary Latham, professor de psicologia da Universidade de Toronto, estudou a psicologia do estabelecimento de metas e comprovou que existem várias razões que nos impedem de cumprir nossas resoluções. E o site Fast Company listou quatro razões que explicam o motivo das nossas falhas - confira:
Estabelecer metas muito abrangentes
Latham diz que nossas metas têm que ser mais específicas: “a chave para cumprir os objetivos é especificar. Especificar te dá mais foco”. Experimente trocar “perder peso” por “perder x quilos” ou “passar mais tempo com a família” por “passar x horas com a família por semana”. Quanto mais específica for a resolução, mais fácil será de cumprir.
Estabelecer MUITAS metas
Pensar em uma lista enorme de resoluções não é uma boa ideia. Segundo Latham, as metas devem ser afuniladas - de três a sete resoluções é o ideal. Se você pretende cumprir 40 resoluções, acabará não cumprindo nenhuma. É difícil para a mente humana gerenciar muitos objetivos simultaneamente. O grande segredo está no foco.
Estabelecer metas surreais
Seja sincero, a meta estabelecida é possíivel? Um viciado em refrigerantes não conseguirá parar de beber de uma hora pra outra. Latham recomenda eliminar tudo que atrapalhe sua resolução. Por exemplo, é impossível manter uma dieta equilibrada tendo uma cozinha repleta de doces e outras besteiras. E quando estabelecer uma resolução não esqueça de conversar com amigos e familiares - eles te ajudarão a ficar firme.
Ser pessimista
Ao primeiro sinal de fracasso você já pensa em jogar a toalha? Para Latham, acreditar que a meta é possível ajuda a realiza-la. Então nada de pessimismo. E se você quer cumprir suas resoluções de ano novo, se apoie em pessoas que te mantenham motivado e animado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.