A matéria é do Sputnik News:
Exclusivo – D. Orani Tempesta: ‘Acolhemos o Patriarca Kirill como um verdadeiro irmão’
Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro afirma que “essa visita do Patriarca Kirill à América Latina é sinal de boa vontade e de aproximação, já que a América Latina é o grande continente católico do mundo, e a presença do Patriarca Kirill aqui vem trazer laços de amizade e de fraternidade”.
O líder da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill, Patriarca de Moscou e de Toda a Rússia, chega ao Brasil na sexta-feira, 19, para uma visita de três dias ao país. A primeira etapa da viagem será em Brasília. No sábado, 20, o Patriarca estará no Rio de Janeiro, e, no domingo, 21, em São Paulo.
No Rio de Janeiro, Kirill cumprirá extensa programação, desde a celebração de atos religiosos junto ao Monumento do Cristo Redentor, no Corcovado, até uma visita à Paróquia de Santa Zenaide, em Santa Teresa, na qual se congregam os fiéis da Igreja Ortodoxa Russa.
Sobre a presença do Patriarca Kirill no Brasil e, particularmente, no Rio de Janeiro, Sputnik conversou com o Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, que estará presente às celebrações de Kirill no Cristo Redentor.
Além de desejar uma feliz estada ao Patriarca Kirill, Dom Orani ressaltou a importância dessa visita, afirmando que ela aproxima ainda mais os fiéis das Igrejas Católica Apostólica Romana e Ortodoxa Russa e, de uma forma mais ampla, os povos do Brasil e da Rússia.
A seguir, a entrevista com o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro.
Dom Orani Tempesta: Devemos agradecer a Deus por esta oportunidade de poder falar e também transmitir a nossa alegria em receber aqui no Rio de Janeiro o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Patriarca Kirill, e assim também poder acolhê-lo como cristão católico, na fraternidade, como irmãos que se unem, para causas comuns, para preocupação do bem comum do nosso planeta.
S: É a primeira visita do Patriarca Kirill ao Rio de Janeiro. Entretanto, como Metropolita, ele já esteve outras vezes no Rio de Janeiro. Que importância o senhor atribui a esta visita?
OT: Eu creio que é uma visita muito importante. Afinal de contas, o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa é uma pessoa importante dentro da ortodoxia, e após o encontro que ele teve com o Papa Francisco em Havana, Cuba, esta visita se tornou ainda mais importante, porque é uma continuação desse relacionamento fraterno entre os católicos e os ortodoxos russos, sabendo que cremos no mesmo Cristo, buscamos o mesmo Deus e, ao mesmo tempo, temos histórias em comum durante mais de mil anos. E esperamos que, passado tanto tempo, muita coisa, cada um permanecendo dentro da sua realidade, realizando a sua caminhada histórica, também possamos vislumbrar caminhos comuns para nós nos tempos atuais. A Arquidiocese do Rio de Janeiro recebe com muita alegria e com muita dignidade o Patriarca Kirill.
S: O Patriarca Kirill estará no Rio de Janeiro no sábado, e o ponto alto dessa visita será a ida do Patriarca ao monumento ao Cristo Redentor, no Corcovado. O senhor estará presente às celebrações?
OT: Sim, eu creio que o principal momento da vinda do Patriarca Kirill ao Rio de Janeiro será sua oração aos pés do monumento ao Cristo Redentor. É um desejo do Patriarca poder visitar este local que é símbolo do Brasil, poder ver essa presença e essa oração. Eu creio que o Cristo de braços abertos bem representa o acolhimento ao Patriarca e, ao mesmo tempo no alto do Corcovado, a nossa oração para que haja paz em nossa sociedade, em nosso mundo. E eu estarei, se Deus quiser, presente, acolhendo o Patriarca no patamar do Redentor, mesmo porque ali é um santuário da Igreja Católica, santuário arquidiocesano, e queremos acolhê-lo como um irmão que chega para rezar e ali fazermos orações juntos.
S: Em nossa entrevista anterior nós perguntamos ao senhor quando poderia acontecer a reaproximação entre as Igrejas Católica Apostólica Romana e Ortodoxa Russa, e o senhor nos disse que ela aconteceria em menos tempo do que se imaginava. Então, está aí comprovado o que o senhor nos disse há menos de dois anos.
OT: Realmente, eu creio que os passos vão ficando maduros. E ao mesmo tempo que nós vamos vendo a necessidade de os cristãos se aproximarem, respeitando a identidade, a tradição e a história de cada um, é uma oportunidade também de ver que nós podemos estar juntos em tantos aspectos importantes para a sociedade. Eu creio que essa visita do Patriarca Kirill à América Latina é sinal de boa vontade, de aproximação, já que a América Latina é o grande continente católico do mundo, e a presença do Patriarca Kirill aqui vem trazer esses laços de amizade e de fraternidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.