A conclusão foi publicada na coluna Televisão do Estadão:
Fé eletrônica lidera espaço na TV aberta, segundo monitoramento de 9 canais
Cristina Padiglione
A boa notícia é que 83,3% do total de programação monitorada em nove canais abertos (Band, CNT, Globo, Record, RedeTV!, SBT, TV Brasil, TV Cultura e TV Gazeta) em 2015 é nacional. A má notícia é que a programação religiosa encabeça a lista dos gêneros mais frequentes, com 21,1% no total de horas da programação. Em 2º lugar estão os telejornais, com 14, 6%. Os dados são do Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta, realizado pela Superintendência de Análise de Mercado (SAM) da Agência. A pesquisa completa está no o site do OCA – Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (http://oca.ancine.gov.br/estudos.htm).
Educação é a categoria que menos ocupa tempo na grade. É mais bem representada na TV Brasil, com 10,8%, e na TV Cultura, com 9,6%.
O formato séries e minisséries, brasileiras e estrangeiras, ocupou 12% do total de horas. Filtrando o segmento para a origem brasileira, foram veiculados 85 títulos. A TV Brasil, com 53%, e a TV Cultura, com 31%, são as que mais programaram séries e minisséries nacionais – mas isso inclui todo o pacote de reprises de ambas. A Globo ocupa a 3ª posição, representando 10% do tempo total. CNT e Rede TV! zeraram nesse quesito. Nesse universo seriado brasileiro, cresceu a participação de Animação (24,9%), de ficção (52,1%) e caiu a de Documentário (23%). O cinema nacional marcou presença com 384 veiculações, de um total de 262 filmes. A TV Brasil lidera, com 120 títulos, seguida da Globo, com 87 filmes, e da TV Cultura com 55. O SBT não exibiu nenhum filme nacional, só 177 estrangeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.