Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Capa de revista traz Eduardo Cunha algemado nas Olimpíadas


A revista Piauí faz chacota com o deputado evangélico em decadência.

A matéria é do Brasil Post:

Cunha 'olímpico' pratica ginástica ALGEMADO na capa da revista piauí de agosto

Ana Beatriz Rosa

A revista piauí é reconhecida por suas capas muito bem trabalhadas e quase sempre recheadas de ironia.

Este mês a publicação volta a problematizar o contexto do País com o desenho de Eduardo Cunha com vestes de atleta olímpico, algemado e praticando ginástica. O desenho foi feito pela ilustradora Nadia Khuzine, artista russa colaboradora da revista. Claro que as interpretações ficam sob a responsabilidade dos leitores.

É de Khuzine também a capa da edição de janeiro que mostra Cunha e Michel Temer se beijando. A ilustração faz referência ao "beijo fraterno", como ficou conhecida a cena em que o líder soviético Leonid Brejnev e o presidente da extinta Alemanha Oriental (RDA), Erich Honecker, se cumprimentam com o gesto adotado pelos regimes comunistas. A imagem se popularizou por meio de um grafite no muro de Berlim, cujo título é “Meu Deus, me ajude a sobreviver a esse amor fatal”.

Também mais uma obra de Khuzine, a capa da edição de junho deste ano é um clássico. A revista fez uma releitura "às avessas" do disco símbolo do movimento do tropicalismo, o Tropicália ou Panis et Circencis, lançado em 1968. O movimento cultural dos anos 60 questionou o regime militar e serviu como desabafo e ferramenta de crítica para os artistas em meio à censura e violência do período. No desenho da artista russa, os personagens são os políticos aliados do presidente em exercício Michel Temer - todos sob os dizeres "Ordem e Progresso".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.