Páginas

sábado, 8 de outubro de 2016

Papa visita Azerbaijão pedindo paz entre religiões


A matéria é da Rádio Vaticano:

Papa: no Azerbaijão colaboração entre culturas e religiões

Na tarde deste domingo dia 2 de outubro o Papa Francisco teve um encontro com as autoridades do Azerbaijão, em particular, com o presidente Ilham Heydar Aliyev no moderno Centro Heidar Aliyev.

O Papa Francisco sublinhou no seu discurso a sua “admiração pela complexidade e a riqueza” da cultura do Azerbaijão, fruto da contribuição dos muitos povos que, ao longo da história, habitaram nestas terras” – disse Francisco que sublinhou os “benefícios do multiculturalismo e da necessária complementaridade de culturas”:
“Espero vivamente que o Azerbaijão continue pela estrada da colaboração entre diferentes culturas e confissões religiosas. Que a harmonia e a coexistência pacífica alimentem sempre mais a vida social e civil do país, nas suas múltiplas expressões, assegurando a todos a possibilidade de oferecer a própria contribuição para o bem comum.”
O Santo Padre recordou os conflitos que se alimentam da intolerância de ideologias violentas, salientando que é necessário “promover a harmonia” entre as várias componentes de uma nação.

Francisco não deixou de recordar as pessoas que sofreram por “causa de conflitos sangrentos” e demonstrou a sua confiança no diálogo e na negociação para a resolução de divergências.

O Papa afirmou no seu discurso a sua satisfação pelas cordiais relações entre a comunidade católica e a muçulmana, a ortodoxa e a judaica, esperando que aumentem os sinais de amizade e colaboração. O Papa deixou, contudo, um aviso:

“O apego aos genuínos valores religiosos é completamente incompatível com a tentativa de impor aos outros, pela violência, as próprias convicções, servindo-se, como escudo, do santo Nome de Deus. Que a fé em Deus seja fonte e inspiração de compreensão mútua, respeito e ajuda recíproca em prol do bem comum da sociedade. Deus abençoe o Azerbaijão com a harmonia, a paz e a prosperidade” – disse o Papa Francisco no final do seu discurso às autoridades do Azerbaijão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.