Explodiu como uma bomba criacionista no meio ateu a notícia divulgada aqui no blog de que o filósofo suíço Alain de Botton está gastando os tubos no projeto de construção de um templo ateu em Londres, capital do Reino Unido, que seria o primeiro de várias catedrais ateias espalhadas pelas cidades mais importantes do planeta. O jornal australiano The Sidney Morning Herald informa que que o militante ateu britânico Richard Dawkins não ficou nem um pouco contente com o plano do seu colega suíço, principalmente porque Alain de Botton criticou aquilo que ele chama de "abordagem agressiva e destrutiva" de Dawkins. Veja, amigo ateu, não são só os religiosos que consideram Dawkins "agressivo" e "destrutivo". O militante britânico, que parece gostar do papel de "papa ateu" nas horas vagas, decidindo o que é certo e errado na sua seara (e na dos outros também), replicou que considera a ideia de um templo ateísta como uma contradição em termos, além de criticar o dinheiro - a seu ver - "desperdiçado" no projeto: "Ateus não precisam de templos [...] eu acho que há coisas melhores onde se gastar essa soma de dinheiro. Se você quiser gastar dinheiro com o ateísmo, você poderia melhorar a educação secular e construir escolas não-confessionais nas quais se ensine o pensamento crítico, cético e racional". Pelo menos a controvérsia serviu para o sumidão Dawkins voltar a aparecer na mídia de outra maneira que não mediante os epítetos de "fujão" e "covarde" por se recusar terminantemente a debater com o apologeta cristão William L. Craig (conheça mais essa polêmica clicando aqui).
Se Dawkins considerasse a si mesmo como um papa, não perderia tempo justificando o seu ponto de vista. Em vez disso, diria "as coisas são assim e ponto", como costuma fazer o papa. Também não me lembro de ter visto o Dawkins afirmar que seu ponto de vista é infalível ou que não pode ser debatido.
ResponderExcluirEu concordo que ele é excessivamente agressivo com as religiões, assim como Hitchens era, e eu discordo de ambos neste ponto. Raiva não leva a nada. Mas, por outro lado, ainda não vi ele agredindo ou desrespeitando pessoas.
Não gosto da ideia de templos ateus, sou ateu unicamente pela racionalidade e pela lógica. Um templo, ou mais de um, é pregar moral de cueca. Mas ainda assim penso que Dawkins ou quem assumisse tal templo não perseguiria ou mataria como a igreja católica fez.
ResponderExcluir