Páginas

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Conselho Nacional do Ministério Público promove curso sobre defesa do Estado Laico


O Conselho Nacional do Ministério Público promoverá, a partir de amanhã, 8 de abril de 2014, um curso presencial em Brasília e transmitido ao vivo pelo canal do CNMP no youtube, sobre defesa do Estado Laico.

Televangelistas de plantão deverão se preocupar em especial com a palestra de amanhã, sobre autorização/concessão de meios de comunicação, porque se o Ministério Público quiser fazer cumprir as leis do setor, vai voar pena pra tudo quanto é lado.

A notícia é do portal do CNMP, com destaque para o material complementar disponível nos links indicados no final da matéria, no qual se encontra a sentença da ação civil pública do caso de José Luiz Datena (da TV Bandeirantes) contra os ateus:

CNMP realiza curso presencial e à distância sobre defesa do Estado Laico

Começam nesta segunda-feira, 31/3, e vão até a próxima segunda, dia 7/4, as inscrições para o curso “Em defesa do Estado Laico”. O evento, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público, será realizado nos dias 8, 9 e 10 de abril, das 9h às 12 horas, no Plenário do CNMP, e transmitido ao vivo pelo Canal do Conselho do YouTube, cujo link ficará disponível no site do CNMP.

Para assistir ao curso na modalidade a distância, não é necessário se inscrever. Para acompanhar presencialmente as aulas no Plenário do CNMP, podem se inscrever às 100 vagas oferecidas, prioritariamente, membros e servidores do Ministério Público. Mas o curso é aberto, também, aos demais servidores do Sistema de Justiça e à comunidade acadêmica e em geral com atuação ou interesse no tema defesa da laicidade do Estado. As inscrições podem ser feitas pelo link 
na aba “Curso a distância Em defesa do Estado Laico”.

O curso pretende apresentar e discutir aspectos relacionados à laicidade do Estado e sua interface com outros direitos humanos fundamentais. Além disso, tem como objetivo colaborar com o aprimoramento funcional dos membros e servidores sobre a atuação do Ministério Público em defesa do Estado laico.

Programação

No dia 8/4, o procurador da República em São Paulo Jefferson Aparecido Dias vai tratar dos aspectos jurídicos da laicidade do Estado e a liberdade de expressão; normas que tratam da autorização/concessão de meios de comunicação; ponderação entre liberdade de expressão X liberdade de crença e de não-crença, e a atuação laica do Estado em face da liberdade de expressão.

No dia 9, o procurador regional da República da 2ª Região Daniel Sarmento abordará, entre outros assuntos, a laicidade, liberdade de religião e igualdade; dimensões da laicidade; laicidade no Direito Comparado e laicidade e razões públicas.

Já no dia 10, a aula será ministrada pelo juiz de direito no Rio Grande do Sul Roberto Arriada Lorea. Serão abordados laicidade do Estado, direitos sexuais e reprodutivos, aspectos gerais sobre orientação sexual, mecanismos legais que garantem os direitos sexuais e reprodutivos; princípio da igualdade e não discriminação em face da orientação sexual, e garantia de direitos independentemente de orientação sexual.

Serão oferecidos certificados aos participantes do curso na modalidade presencial, bem como na modalidade a distância, no total de 9 horas/aula. Na modalidade a distância, a edição dos certificado está condicionada ao envio, pela respectiva unidade do MP, de cópia escaneada das listas de presença referente aos três dias de curso ao email direitosfundamentais@cnmp.mp.br.

Mais informações pelo email direitosfundamentais@cnmp.mp.br

Material complementar

Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.