Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tribunal norueguês diz que terrorista cristão maluco é maluco mesmo

Chega da Noruega a notícia de que o Tribunal da capital, Oslo, considerou doente mental o tristemente famoso Anders Behring Breivik, que se identificava como "fundamentalista cristão", além de "anti-islâmico radical", e no último dia 22 de julho matou 77 pessoas num atentado terrorista na ilha de Utoya, naquele país. A declaração oficial de insanidade veio a público hoje, e foi atestada por dois psiquiatras forenses especialmente designados para a perícia, os Drs. Synne Serheim e Torgeir Husby, que diagnosticaram que Breivik é psicótico e já estaria nesta condição alterada da mente quando perpetrou o terrível atentado. O relatório médico indica ainda que o terrorista sofre de esquizofrenia paranoide, e vive no seu próprio universo imaginário, onde as coisas funcionam segundo as suas fantasias paranóicas. Na prática, assim como acontece no Brasil e em outras partes do mundo, ele será considerado inimputável, ou seja, não estará sujeito à pena que qualquer outro cidadão, em circunstâncias normais, teria que responder. Ainda que o sistema norueguês seja bastante liberal, isto não deve significar liberdade supervisionada imediata, entretanto, mas aquilo que se chama "medida de segurança", que é a internação num manicômio judicial por um certo período, sucessivamente renovável a critério do médico responsável pelo tratamento forçado, enquanto persistir a psicose ou o infeliz representar ameaça à segurança pública, o que permite concluir, dada a repercussão do caso, que se trata de um eufemismo para prisão perpétua. Amém!


Fonte: Aftenposten



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.