“Talvez haja mais compreensão e beleza na vida quando os raios ofuscantes do sol foram suavizados pelos contornos da sombra." (Virginia M. Axline)

sábado, 22 de janeiro de 2011

Jesus odeia Obama?

Seria tudo apenas (mais) uma piada de mau gosto que só o estranho extremismo político norteamericano é capaz de proporcionar, mas a repercussão da rejeição da Fox Sports de um anúncio televisivo patrocinado pelo site "Jesus Hates Obama" ("Jesus odeia Obama") deu ainda mais publicidade a outra loucura religiosa dos EUA, no mesmo (baixo) nível do "God Hates Fags" ("Deus Odeia os Bichas") do Fred Phelps. Se já não bastasse a tentativa de assassinato da deputada Gabrielle Giffords em Tucson (Arizona) alguns dias atrás (com vários mortos de "efeito colateral"), agora o site Jesus Hates Obama queria veicular um anúncio de 30 segundos (veja abaixo) no próximo dia 6 de fevereiro, durante o famoso SuperBowl, a decisão do futebol americano, o evento de maior audiência na TV do país, e com os intervalos comerciais mais caros . A cadeia de TV Fox - que detém os direitos de transmissão - se negou a retransmitir o anúncio e aí está formada a pequena confusão, segundo informa o blog Belief da CNN. Como a Fox é a ponta-de-lança do império de comunicação erigido pelo magnata (de origem australiana) Rupert Murdoch, que tem entre suas subsidiárias, além da Fox Sports, a Fox News, porta-voz do neoconservadorismo religioso nos EUA, parece tudo assim meio combinado, digamos. Afinal, pouca gente sabia que este site (que tem o ódio como mote) existia, já que vive de vender quinquilharias como camisetas, copos e bonés. Agora o mundo inteiro sabe.

O proprietário do site, Richard Belfry, se defende dizendo que realmente não acredita que Jesus odeie Obama, mas acredita na liberdade de expressão e de poder ironizar o governo do presidente norteamericano quando não concorda com suas políticas. Omite o fato de que está ganhando muito dinheiro com isso (diz que já vendeu 70.000 camisetas, como a que ilustra este texto, que diz "Jesus Loves You But Hates Obama" - "Jesus te ama mas odeia Obama"), e a partir de toda essa publicidade gratuita, certamente ganhará mais. Ele acredita no lucro também. A Fox não deu explicações sobre as razões da rejeição do anúncio, mas provavelmente não ficou nem um pouco triste com a repercussão do "incidente". Como costuma acontecer nessas ocasiões, a religião apenas desempenha um papel auxiliar na perseguição de objetivos políticos às vezes não tão claros. O mandamento de "não levar o nome de Deus em vão" é o primeiro a ser esquecido. É muito perigoso misturar duas instâncias explosivas da sociedade como política e religião, e infelizmente o Brasil parece que está seguindo pelo mesmo caminho. Ainda dá tempo de pensar melhor...


Comments

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
There are no comments posted yet. Be the first one!

Post a new comment

Comments by

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails