A foto acima é aquela que o próprio Chris McCandless tirou alguns dias antes de morrer. O livro de Krakauer provocou uma verdadeira revoada de jovens para o Alaska, o que gerou muita controvérsia entre os guarda-parques de lá, que já tinham achado um absurdo alguém se aventurar na natureza selvagem sem o mínimo de treinamento de sobrevivência. Talvez o filme gere uma nova onda de aventureiros do gelo. Enfim, quanto ao Chris, um triste desperdício de uma vida. Por outro lado, não saberíamos nada de McCandless nem nos emocionaríamos com a sua história se ele não tivesse ido lá. São esses os paradoxos da vida. Gostaríamos que ele estivesse vivo, sentimos a sua morte como se fosse um amigo ou parente próximo, mas a dura verdade é que nunca teríamos ouvido falar nele se não fosse a tragédia que o envolveu. Anyway, Chris McCandless nos lembra que somos humanos, e partilhamos deste perigoso desejo de liberdade. Depois disso tudo, melhor ficar com o aperitivo do trailer do filme:
P. S.: As histórias reais que geraram os livros e filmes acima foram originalmente publicadas na revista americana Outside, que é, digamos, a bíblia dos aventureiros americanos e que agora também é publicada no Brasil. Para ler as matérias originais do Jon Krakauer, clique nos links abaixo:
Into Thin Air by Jon Krakauer - 1996
Death of an Innocent - 1993
Versão em português:
O Verdadeiro Everest: No Ar Rarefeito - 2006
Reportagem sobre o filme "Na Natureza Selvagem" - 2008
Quem tiver o Google Earth e quiser encontrar o local onde Chris McCandless morreu, é só procurar por "Chris McCandless - abandoned bus".