sexta-feira, 14 de março de 2008

Na Natureza Selvagem

Aí do lado, entre os meus livros preferidos, há dois do Jon Krakauer. Um é "No Ar Rarefeito" ("Into Thin Air"), sobre uma fatídica expedição (real) ao Everest em 1996, e outro é "Na Natureza Selvagem" ("Into the Wild"), sobre a vida (também real) de Chris McCandless, um garoto de uma família convencional nos EUA, que depois de se formar, larga tudo e todos para se aventurar pelas estradas e com os excluídos americanos, até morrer de inanição num ônibus abandonado no gelo do Alaska. Quem leu o livro, sabe de quem estou falando. Não há como não se emocionar com a história deste rapaz. Infelizmente, não teve tanta repercussão no Brasil, o que comprova o fato de que o filme sobre o livro, lançado há algumas semanas no país, pouco tempo ficou em cartaz, e eu não consegui assisti-lo. Vou ter que esperar o DVD ou a TV a cabo pra poder ver a dramatização desta história real que marcou muita gente, inclusive este que vos escreve (atualização: clique aqui para ler minha opinião sobre o filme). "No Ar Rarefeito" já havia sido adaptado para a televisão em 1997, e tive a oportunidade de vê-lo na TV a cabo. A versão cinematográfica, de 2007, é dirigida por Sean Penn, que, tirando as surras que deu na Madonna no passado, é um dos melhores caras que Hollywood já produziu.

A foto acima é aquela que o próprio Chris McCandless tirou alguns dias antes de morrer. O livro de Krakauer provocou uma verdadeira revoada de jovens para o Alaska, o que gerou muita controvérsia entre os guarda-parques de lá, que já tinham achado um absurdo alguém se aventurar na natureza selvagem sem o mínimo de treinamento de sobrevivência. Talvez o filme gere uma nova onda de aventureiros do gelo. Enfim, quanto ao Chris, um triste desperdício de uma vida. Por outro lado, não saberíamos nada de McCandless nem nos emocionaríamos com a sua história se ele não tivesse ido lá. São esses os paradoxos da vida. Gostaríamos que ele estivesse vivo, sentimos a sua morte como se fosse um amigo ou parente próximo, mas a dura verdade é que nunca teríamos ouvido falar nele se não fosse a tragédia que o envolveu. Anyway, Chris McCandless nos lembra que somos humanos, e partilhamos deste perigoso desejo de liberdade. Depois disso tudo, melhor ficar com o aperitivo do trailer do filme:






P. S.: As histórias reais que geraram os livros e filmes acima foram originalmente publicadas na revista americana Outside, que é, digamos, a bíblia dos aventureiros americanos e que agora também é publicada no Brasil. Para ler as matérias originais do Jon Krakauer, clique nos links abaixo:

Into Thin Air by Jon Krakauer - 1996

Death of an Innocent - 1993

Versão em português:

O Verdadeiro Everest: No Ar Rarefeito - 2006

Reportagem sobre o filme "Na Natureza Selvagem" - 2008

Quem tiver o Google Earth e quiser encontrar o local onde Chris McCandless morreu, é só procurar por "Chris McCandless - abandoned bus".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails