quinta-feira, 2 de julho de 2009

Grandes filmes - 8



"A General" é um título que pode despertar a curiosidade sobre um eventual erro de português, mas se trata de um nome feminino mesmo, já que "a General" é uma locomotiva, que é, com o perdão da redundância, o grande mote desta obra-prima de Buster Keaton, um filme mudo em preto-e-branco de 1927, que (pasmem!) continua assombrando os moderninhos por ter sido feito sem nenhum efeito especial e pelo fato do próprio Keaton, acrobata desde menino, ter dispensado dublês nas cenas perigosas, que são muitas e impressionantes. 

A história é parcialmente baseada num episódio real da Guerra Civil americana, em que um maquinista sulista passa pelas linhas yankees com a sua locomotiva. 

Buster Keaton, grande comediante mais conhecido - paradoxalmente - como "o homem que nunca ri", dá à tragédia da guerra uma veia cômica e séria ao mesmo tempo, e este é, para mim e para muita gente, um dos melhores filmes de todos os tempos. 

Felizmente, este clássico dos clássicos está disponível completo no Youtube (link abaixo), e você poderá conferir se isto é mesmo verdade. Desfrute-o então:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails