sábado, 3 de dezembro de 2011

Samba-canção cóspel

Desde agosto está circulando na internet o vídeo abaixo, mas só agora tive oportunidade de vê-lo, mediante indicação do blog do pastor Hermes C. Fernandes. Mais conhecido como "a dança das cuecas", o strip-tease cóspel foi realizado pela Missão Praia da Costa, de Vila Velha (ES), dirigida pelo Pr. Simonton Araújo. A performance bizarra é "dançada" ao som de um mix musical do grupo de hip hop gospel, o Group 1 Crew, com "Wait" e "Manipulation", cujas letras em inglês podem ser lidas clicando nos links indicados nos títulos das canções. São daquelas letras motivacionais típicas do gospel (tristemente) moderno, que falam de uma fé genérica (quando falam), e colocam uma ou outra referência também a um deus genérico, sem nenhum comprometimento de intelecto ou de vida. A favor do Group 1 Crew, entretanto, registre-se que eles nunca devem ter imaginado que alguma igreja fosse utilizar as suas obras para esse tipo de, digamos eufemisticamente, "bailado erótico masculino com cuecas samba-canção":



Essa é uma daquelas situações em que o crítico (como se magoaria Silas Malafaia) fica num condição muito confortável do ponto de vista de apontar o erro, embora muito triste e assustado por constatar a que ponto chegou a igreja evangélica brasileira. Quando a gente tem certeza de que o fundo do poço foi atingido e não há mais como baixar o nível, vem alguém e - surpreendentemente - cava mais um pouco. Judas já dizia que os últimos tempos seriam marcados pelos "sensuais" que diriam agir em nome de Cristo (Judas 18-19) e Paulo recomendava que os cristãos não deviam ser "cúmplices nas obras infrutíferas", reprovando-as "porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha" (Efésios 5:11-12). Logo, a reprovação bíblica a este tipo de "atividade" é pública e notória, dispensando maiores comentários.

No entanto, é tristemente engraçado como essa cena bizarra se parece com o roteiro de um filme britânico de 1997, "The Full Monty", cujo título no Brasil foi traduzido para "Ou Tudo ou Nada", em que 6 metalúrgicos desempregados da cidade inglesa de Sheffield (uma espécie de região do ABC no Reino Unido), desesperados com a falta de oportunidades e as necessidades prementes da vida e da família, resolvem fazer strip-tease para ganhar uns trocados e sobreviver. Por sinal, o primeiro teste pra ver se havia alguma chance disso acontecer é feito ao som de "I believe in miracles... you sexy thing" ("eu acredito em milagres... sua coisa sexy"), do Hot Chocolate:



Ao contrário do strip-tease cóspel de Vila Velha, o filme britânico é uma ótima diversão. Entrega o que promete. Confira algumas cenas:







O último vídeo é a cena final do filme, em que eles dançam ao som de "You Can Leave Your Hat On" ("Você Pode Deixar o seu Chapéu"), do Joe Cocker. Certa vez, ouvi alguém atribuindo a Winston Churchill uma frase que não sei se é realmente de sua autoria, que dizia algo mais ou menos assim: "Ao entrar na igreja, o homem deve tirar o seu chapéu, mas não o cérebro". Como a moda masculina não pede mais chapéu, acho que - pelo menos no Brasil - tá cheio de gente tirando o cérebro antes de entrar numa igreja. Para vergonha de todos nós...

Por fim, sempre é bom registrar, a trilha sonora de "Ou Tudo ou Nada" é excelente, com boa música que lembra os bons tempos do pop britânico, como a bela e inofensiva "Make Me Smile" ("Faça-me Rir"), de Steve Harley & Cockney Rebel. Com a decadência generalizada da igreja evangélica brasileira, no seu "tudo ou nada" inconsequente e incapaz de distinguir o sagrado do profano, a gente tem que encontrar motivos pra rir mesmo. Pra não chorar...







2 comentários:

  1. O que eu não consigo entender desses pastores que fazem o serviço do diabo de difamar ao invés do oração que tonar as igrejas que fazem alguma coisa em prol de jovens, crianças, velhos...

    Ele (o pastor) vai para um rede social falar mal de igreja, sendo o trabalho dele de apascentar e evangelizar.


    Que crentes medíocres (pastores) temos hojes dentro da igreja.

    ResponderExcluir
  2. Deixa de ser neurótico! vá se tratar , psiquiatria help!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails