Sobre o blog



O Contorno da Sombra foi um blog que percorreu um belo caminho entre 2/2/2008 e 2/2/2018, e teve seu nome inspirado em um trecho da obra de Virginia M. Axline, intitulada "Dibs - Em Busca de Si Mesmo", a seguir transcrito:

Talvez haja mais compreensão e beleza na vida quando os raios ofuscantes do sol foram suavizados pelos contornos da sombra. Talvez haja raízes mais profundas numa amizade que sofreu tempestades e as venceu. A experiência que nunca desaponta ou entristece, que nunca toca nos sentimentos é uma vivência neutra com pequenos desafios e variações de cor. Quando sentimos confiança, fé e esperança de que podemos concretizar nossos objetivos, isto constrói dentro de nós um manancial de força, coragem e segurança.

Somos personalidades que crescemos e nos desenvolvemos como o resultado de todas as nossas experiências, relacionamentos, pensamentos e emoções. Somos uma totalidade que, fazendo-se, faz a própria vida.”

(Virginia M. Axline, em "Dibs: Em Busca de Si Mesmo", Ed. Agir, pág. 283)

 



Em seu livro "Auto Engano", Eduardo Gianetti da Fonseca também fez uma análise interessante sobre a(s) sombra(s), que tinha muito a ver com a proposta deste blog:

Ao caminhar sob a sombra da distância que ele próprio alimenta e que o afasta de si, o animal humano se descobre diminuído e aterrado por sua própria sombra; um ser estranhamente eivado de contradições: central mas insignificante, essencial mas fortuito, necessário mas contingente, exaltado mas desolado.


O propósito deste blog, portanto, foi discutir temas relativos à vida, à sociedade e ao cristianismo numa dinâmica abrangente, explorando os tênues limites do contorno da sombra, que tanto serve para aliviar o calor escaldante como proteger da luz excessiva que muitos imaginam ter em si próprios, ou a atribuem a pessoas, crenças e/ou objetos a que se devotam. 

Logo, nunca pretendemos ser os donos da verdade, e buscamos desde o início a pluralidade de ideias e opiniões, ainda que deixássemos bem clara a nossa visão de mundo, que foi, é e continuará sendo cristocêntrica dentro do que é possível na nossa conformação/contemplação imperfeita. 

Sem querer fugir dos temas e notícias mais comentados, procuramos sempre mostrar diferentes maneiras de se analisá-los, ou ainda novas abordagens por outros ângulos, espectros e ideologias, fornecendo elementos os mais variados para que o leitor pudesse formar livremente a sua opinião (e se informar) do melhor modo possível. 

Jamais tememos o debate respeitoso de controvérsias e o confronto salutar de cosmovisões.

Logo, você podia ver aqui (e continuará vendo enquanto este blog estiver no ar) não só o conteúdo que produzimos, mas também notícias, comentários e obras de outros autores, não só religiosos nem necessariamente cristãos, que julgamos relevantes para enriquecer a discussão e levar ao conhecimento de um público maior. 

Por isso, não se surpreenda se vir publicado aqui um artigo ou uma opinião que não se coadunam com aquilo que você imagina que seja a nossa forma de pensar. 

Só endossamos os artigos que assinamos e mesmo assim pode ser que - no dia em que você os leia - já tenhamos abandonado ou alterado nosso ponto de vista. 

Os demais textos, que citamos e referenciamos, não significam necessariamente que com eles concordamos.

Como cristãos, nos filiamos ao ramo reformado (protestante) da Igreja, mas reconhecemos que essas classificações denominacionais não são estáticas nem estanques, sobretudo diante do forte ataque e da invasão da ideologia no seu seio, pelo que estamos abertos ao diálogo respeitoso e solidário com todas as demais vertentes cristãs, bem como outras religiões e mesmo quem as renegue ou lhes seja indiferente.


Desta maneira, sem abdicar de nossas opiniões (muitas vezes) firmes, buscamos construir aqui um espaço que valorizasse e promovesse o aprendizado e o exercício constante de liberdade de expressão, cidadania, respeito, convivência democrática e tolerância, e agradecemos a todos que nos deram e continuam dando o prazer de sua visita e, se quiser nos contatar, utilize os canais que deixamos abertos no nosso libelo de despedida

Mesmo que você tenha chegado só agora e se deparou com esse "bonde" já retirado de serviço, ainda há bons trilhos por onde você pode conduzi-lo à vontade, então seja bem-vindo ao nosso pequeno universo!

Desfrute-o! Pelo menos para nós, foi muito bom enquanto durou...

“Como a nossa sombra a vida persegue-me. E só não há sombra quando tudo é sombra. A vida só não nos persegue quando nos entregamos a ela.”

(Fernando Pessoa in ‘Livro do Desassossego’)




Um comentário:

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails