sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

10 anos de blog e 1 adeus


No longínquo dia 2 de fevereiro de 2008, começamos este blog com os melhores propósitos, mas ainda sem saber ao certo aonde iríamos chegar e até quando estaríamos no ar.

O tempo — este velho senhor da razão — se encarregou de nos dar a resposta. 

Dez anos no ar, mais de 4.000 artigos publicados, alguns milhões de páginas vistas por alguns milhões de visitantes, um infarto (do Helio) e um AVC (do Gustavo) vencidos e superados, muitas amizades que foram e continuam sendo verdadeiros presentes, algumas divergências pontuais mas nenhuma inimizade, zilhões de informações cuidadosa e imperfeitamente filtradas para serem compartilhadas, pequenas decepções e enormes alegrias, enfim... no balanço final, ficamos extremamente felizes com os resultados obtidos, muito além do que esperávamos quando demos o primeiro passo desta prazerosa jornada.

Afinal, O Contorno da Sombra durou mais tempo do que prevíamos e foi uma experiência muito mais fascinante do que imaginávamos.

Os queridos leitores já sabem que tudo que aqui divulgamos foi feito com enorme carinho e dedicação, sem interesses escusos nem quaisquer perspectivas de ganhos financeiros.

Muitos artigos tiveram uma repercussão gigantesca e se tornaram referência para gente de todo tipo, desde pessoas que buscam auxílio para algum problema existencial que as aflige até trabalhos acadêmicos de universidades conceituadas, e também serviram de "gancho" para ótimas conversas e "incubadora" para grandes amizades.

E tudo começou com a proposta de se ter um olhar diferente do comportamento religioso na esfera pública, fora das 4 paredes das igrejas e do território do sagrado, para tentar compreender as suas muitas imbricações socioeconômicas, culturais, políticas e (às vezes) jurídicas com a realidade da vida, do cotidiano duro da gente feliz ou sofrida de todo o planeta.

Empenhamo-nos por publicar um amplo espectro de vertentes e visões de mundo de maneira que todos se sentissem representados e respeitados no nosso ambiente conjuntamente construído para a convivência pacífica de polos contrários. 

Exatos dez anos depois, portanto, chegou a hora de — serenamente — dizer adeus.

Julgamos que a nossa missão foi cumprida. 

Foi uma experiência válida e validada por nossos leitores, além de muito gratificante.

Esforçamo-nos para deixar um legado bastante variado de textos e artigos criteriosamente selecionados que — até quando for possível — continuarão no ar e poderão ser lidos, relidos, pensados, debatidos, reconsiderados e contextualizados como o retrato detalhado e marcado com a profundidade de uma larga janela de tempo (no Brasil e no mundo) que teve seus dilemas próprios característicos identificados e esmiuçados.

Talvez daqui a 200 anos, se ainda existir o universo, eles proporcionem a um pesquisador do futuro um belo insight de um período em que, independentemente da angústia que caracteriza a busca humana por significado, fomos felizes e vivemos intensamente.

Chegamos à conclusão de que é hora de baixar as portas de maneira tranquila e sensata.

Aprendemos a identificar os sinais dos tempos em todas as áreas da vida e não temos nenhuma dificuldade em admitir que o ciclo deste blog se encerrou.

Resta-nos uma certa nostalgia no ar, permeada de ótimas recordações que nos animam a prosseguir em outras áreas, mas nos convence e conforta a ideia de que o fluxo e refluxo naturais e  inexoráveis das ondas e dos sabores e saberes das nossas vidas devem ser assimilados e não teimosamente resistidos.

Tanto quanto for possível, manteremos no ar nossas páginas no twitter e no facebook. Siga-nos, adicione-nos e curta-nos por lá que, de vez em quando, segundo se nos apresentar a ocasião, compartilharemos artigos e avisos que nos parecerem relevantes para o conhecimento de todos.

Só este blog ficará sem atualizações constantes, talvez alterando apenas uma ou outra informação pontual que precise ser corrigida ou complementada. Se necessário, alguns comentários serão eventualmente respondidos e publicados.

Esporadicamente, quando sentirmos vontade de matar a saudade de emitir nossa opinião ou reflexão, publicaremos os textos no nosso outro blog, o Peregrinauta, que será atualizado sempre que se nos ocorrer a feliz conjunção de desejo e oportunidade. 

Acompanhe-nos lá pelo twitter, se quiser e puder nos dar esta honra.

Pensamos, agora, em nos dedicarmos a novos desafios, especificamente no portal e-cristianismo, onde temos uma atuação mais teologicamente concentrada em estudar e fornecer subsídios àqueles que — com um coração puro — procuram humildemente servir ao Senhor (2ª Timóteo 2:22).

Se pudermos ter o prazer de sua companhia, adicione-nos, curta-nos ou siga-nos na página do e-cristianismo do facebook ou do twitter.

É num desses lugares (ou em todos), que os amigos do blog poderão nos encontrar quando quiserem nos rever ou descobrir por quais paragens estamos caminhando.

As matérias serão mais específicas e o trabalho será mais pontual e menos frequente, mas manteremos nosso foco na qualidade do material oferecido.

Resta-nos, portanto, agradecer o carinho, a atenção e o respeito com que nossos amigos leitores nos brindaram e  prestigiaram ao longo desta década.

Esperamos tê-los servido bem dentro de nossas limitadas possibilidades humanas, e desejamos a todos vocês o melhor para suas vidas e suas buscas pessoais, intelectuais e/ou espirituais.

Permitam-nos que nos despeçamos ouvindo a aveludada e poderosa voz de Yolanda Adams cantando "Victory" no mais autêntico gospel, logo abaixo.

Reflete bem o espírito de gratidão e celebração com que anunciamos a nossa retirada deste pequeno palco virtual que  nos deixa tão boas recordações.

Fecham-se as cortinas, recolhemo-nos aos bastidores, mas — apesar das despedidas e dos sobressaltos — o espetáculo da vida continua para todos nós. Desfrute-o!

Por gentileza, não se esqueçam de serem felizes!

Muito obrigado e adeus!






LinkWithin

Related Posts with Thumbnails