sábado, 17 de dezembro de 2011

Adeus, Cesária Évora

Cabo Verde, este pequeno arquipélago lusófono no meio do Oceano Atlântico, deu ao mundo uma de suas pérolas mais belas e raras: Cesária Évora, a diva dos pés descalços, que morreu hoje aos 70 anos na sua querida ilha de São Vicente, deixando triste uma legião de admiradores de todos os povos e países.

Tive o prazer de ver uma apresentação dela em 2000, no Teatro Alfa Real de São Paulo, em que ela cantava exatamente "São Vicente", esse "pequeno Brasilim chei de ligria chei de cor", nesse dialeto português conhecido como crioulo cabo-verdiano, tão difícil de entender quanto gostoso de ouvir.

Que privilégio foi tê-la visto cantar. Por sinal, é essa apresentação de 2000 que está registrada no vídeo abaixo:


Infelizmente, nem todo mundo teve o prazer de conhecer e ouvir Cesária Évora, infestada que está a cultura mundial pela massificação facilmente digerível e pelo achatamento das consciências e dos ideais.

Sua ausência dos palcos e da vida deixará um vazio impossível de ser reposto.

Além de lamentar a perda incalculável, só nos resta continuar celebrando sua vida com as canções que caíram perfeitas na sua voz.

Como se diz em bom cabo-verdiano, que "sodade" ela deixará.

Cesária Évora tinha algo de razão em cantar descalça: o chão que ela pisava tinha mesmo algo de sagrado, assim como sua voz:












LinkWithin

Related Posts with Thumbnails