quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Geração de perdedores

O discurso triunfalista de boa parte da igreja evangélica brasileira atual sempre faz questão de enfatizar uma certa "geração de vencedores" no sentido materialista da expressão, pregando que os crentes devem ser vistos e reconhecidos por suas vitórias e riquezas devidamente contabilizadas nas suas contas pessoais e financeiras. Nessa equação, Deus é apenas uma espécie de "gênio da lâmpada" que é "obrigado", mediante um pacto qualquer, a cobrir de bens todo aquele que lança uma "semente" na conta da "igreja", movimentada sabe-se lá por quem. Nada mais competitivo e capitalista, no pior sentido das palavras. A letra da linda canção abaixo, "I Never Lost My Praise" ("Eu Nunca Perdi Meu Louvor" - com legendas em português), na magnífica interpretação do Brooklyn Tabernacle Choir, recoloca a verdade bíblica no seu devido lugar, aquele ensinado por Paulo em Romanos 8:

35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Esses são os verdadeiros "vencedores", aqueles que - mesmo que estejam vivendo como ovelhas no doloroso trajeto até o matadouro - estão seguros em Deus, e nunca perdem a esperança, a alegria, a fé e o louvor. Pena que muito pouca gente seja capaz de entender essa mensagem nas "igrejas" modernas, escravas que são da "teologia" (na verdade, "ideologia") da prosperidade, mas quem tiver ouvidos para ouvir, ouça:





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails