Hoje estréia na Band, às 22:15, o programa CQC - Custe o Que Custar. Vou assistir, sem muita expectativa, confesso, mas dizem que a esperança é a penúltima que morre, principalmente na busca de vida inteligente na televisão brasileira.
O CQC é franquia de uma produção argentina, já antiga, o CQC original, que lá é "Caiga Quien Caiga" ("Caia Quem Caia", mas que em bom português brasileiro seria melhor traduzido por "Doa a Quem Doer", que o portunhol do Collor, na época do impeachment, tentou traduzir por "Duela a Quien Duela" - não é à tôa que dançou). Durante muitos anos passou na TV América argentina, reproduzida pela TVA aqui no Brasil, quando ainda dava pra pegar TV argentina, e era realmente hilário. Mas veio a crise aqui e lá e a partir de 2000 não deu mais pra vê-los. O que sempre mais me chamou atenção na TV argentina (principalmente com os repórteres) é a total falta de cerimônia em perguntar o que a gente realmente gostaria de saber. Tinha uns caras sensacionais, como o Mário Pergolini (o líder), o Eduardo de La Puente, o Juan di Natale, Andy Kuznetzoff e o Daniel Tognetti e eu sempre me perguntava por que a gente não tinha nada parecido no Brasil. Sem essa de ficar enrolando, babando ovo pro entrevistado, fazendo pergunta óbvia, mas eles sempre perguntavam na lata o que todo mundo queria saber. Se o entrevistado ficava chateado, ou bravo, o problema era dele.
Hoje o Pânico na TV até que tenta desempenhar este papel na TV brasileira, mas eles ainda estão ainda a anos-luz da irreverência do CQC original. Sempre tem esse lance de ficar levantando bola pra celebridade (e político) no Brasil, e isso enche o saco, né...Não acho que a versão brasileira vá ter o ritmo e a cara-de-pau do original argentino, mas torço muito pra que chegue perto, acho que só temos a ganhar. Abaixo vai um youtubezinho do CQC de los hermanos:
Olá. Sem querer achei esse site, pq justamente eu tava procurando coisas a respeito do CQC.
ResponderExcluirSó dizendo que realmente o CQC conseguiu atingir o grau dos argentinos. Sou apaixonada pelo programa e com certeza é muito melhor do que o Pânico na Tv.
Abraços.
obrigado pela visita.... eu gostei muito de ver o desenvolvimento do CQC brasileiro e perceber que eles estão melhores e mais parecidos 9em qualidade) com o CQC argentino, a cada semana que passa.... abraço!
ResponderExcluir