Matéria do UOL Notícias:
Redes sociais deram voz a legião de imbecis, diz Umberto Eco
Crítico do papel das novas tecnologias no processo de disseminação de informação, o escritor e filósofo italiano Umberto Eco afirmou que as redes sociais dão o direito à palavra a uma "legião de imbecis" que antes falavam apenas "em um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade".
A declaração foi dada nesta quarta-feira (10), durante o evento em que ele recebeu o título de doutor honoris causa em comunicação e cultura na Universidade de Turim, norte da Itália.
"Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel", disse o intelectual.
Segundo Eco, a TV já havia colocado o "idiota da aldeia" em um patamar no qual ele se sentia superior. "O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade", acrescentou.
O escritor ainda aconselhou os jornais a filtrarem com uma "equipe de especialistas" as informações da web porque ninguém é capaz de saber se um site é "confiável ou não".
Doutores de Almas · 516 weeks ago
Quem é que nunca percebeu as bilhões de toneladas de tranqueiras, fraudes, idiotices e futilidades (cultuadas, promovidas e intocáveis) constantes, especialmente nas redes sociais populares (há redes com pouca representatividade numérica e altíssima relevância).
Particularmente achei ruim a declaração do Eco, num primeiro momento. Mas faço eco às razões do Eco. É preciso muito mais apuro com os "fatos", "informações" e etc que vemos. Além das futilidades degenerativas, há de ser reafirmado que o que lemos não é o que procuramos. O que nos é exibido não é o total da realidade: se você não garimpar com profundidade nível 5 (mergulhar até pelo menos a 5ª página exibida em suas pesquisas), terás caído nas manipulações das mídias que compram cookies, ranks nos robôs de busca e etc.
Encerro perguntando: já notou que qualquer site que cresce é engolido por algum mega-site estrangeiro? Medite mais no que é apresentado de imediato pelos cartazes que piscam e pelas notícias 'fortes'...
R.S. Costa www.doutoresdealmas.org