“Talvez haja mais compreensão e beleza na vida quando os raios ofuscantes do sol foram suavizados pelos contornos da sombra." (Virginia M. Axline)

sábado, 13 de junho de 2015

Umberto Eco diz que redes sociais dão voz a uma "legião de imbecis"


Matéria do UOL Notícias:

Redes sociais deram voz a legião de imbecis, diz Umberto Eco

Crítico do papel das novas tecnologias no processo de disseminação de informação, o escritor e filósofo italiano Umberto Eco afirmou que as redes sociais dão o direito à palavra a uma "legião de imbecis" que antes falavam apenas "em um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade".

A declaração foi dada nesta quarta-feira (10), durante o evento em que ele recebeu o título de doutor honoris causa em comunicação e cultura na Universidade de Turim, norte da Itália.

"Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel", disse o intelectual.

Segundo Eco, a TV já havia colocado o "idiota da aldeia" em um patamar no qual ele se sentia superior. "O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade", acrescentou.

O escritor ainda aconselhou os jornais a filtrarem com uma "equipe de especialistas" as informações da web porque ninguém é capaz de saber se um site é "confiável ou não".



Comment (1)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
Muitas vezes a verdade parece ser arrogância de quem diz algumas verdades/conclusões. Talvez mais por preocupações com possíveis discriminações que por exageros ou absurdos.
Quem é que nunca percebeu as bilhões de toneladas de tranqueiras, fraudes, idiotices e futilidades (cultuadas, promovidas e intocáveis) constantes, especialmente nas redes sociais populares (há redes com pouca representatividade numérica e altíssima relevância).
Particularmente achei ruim a declaração do Eco, num primeiro momento. Mas faço eco às razões do Eco. É preciso muito mais apuro com os "fatos", "informações" e etc que vemos. Além das futilidades degenerativas, há de ser reafirmado que o que lemos não é o que procuramos. O que nos é exibido não é o total da realidade: se você não garimpar com profundidade nível 5 (mergulhar até pelo menos a 5ª página exibida em suas pesquisas), terás caído nas manipulações das mídias que compram cookies, ranks nos robôs de busca e etc.
Encerro perguntando: já notou que qualquer site que cresce é engolido por algum mega-site estrangeiro? Medite mais no que é apresentado de imediato pelos cartazes que piscam e pelas notícias 'fortes'...

R.S. Costa www.doutoresdealmas.org

Post a new comment

Comments by

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails