sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Preconceito às avessas

Vez por outra, alguém reclama que só se pune o preconceito racial de branco contra negro, mas não o contrário, numa dessas frases efeito talvez aprendidas no Jornal "Somos Todos Brancos" Nacional, aquele que tem como diretor um cara que escreveu um livro dizendo que não existe racismo no Brasil (me engana que eu gosto...). Não deixa de ter algum apelo a queixa, mas ela resiste apenas na superfície, quando quem a ouve ou lê não pára para pensar.

O princípio constitucional da igualdade, ao contrário do que muita gente pensa, não significa tratar a todos igualmente, mas:

- tratar igualmente os iguais

- tratar desigualmente os desiguais

Portanto, se considera racismo o tratamento pejorativo ou degradante de brancos contra negros, porque brancos escravizaram negros no passado. Desta maneira, se negros houvessem escravizado brancos, hoje poderíamos considerar racismo o tratamento pejorativo ou degradante de negros contra brancos. Entretanto, nem isso existe, ou raramente acontece, porque negros não estão em posição econômica ou social superior à dos brancos. Quando isto acontece, é exceção, e geralmente não é bem vista.

Logo, deve-se considerar o racismo com todos os seus componentes históricos e sociais, e não apenas um fato isolado e instantâneo do presente. Isto se chama comodismo ou má fé.




Para ver uma abordagem deste mesmo assunto, mas com muito bom humor, confira "Racismo reverso e karma" neste mesmo blog.

Um comentário:

  1. Texto excelente!!!

    Concordo absolutamente, e o pior, esse tipo de acusação que o preconceito vem de ambos os lados não para de aumentar, porque, todos enxergam as situações de preconceito como isoladas.

    Uma pena!

    Cadu Lara

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails