quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Entrelinhas racistas

É sempre interessante observar as linhas e entrelinhas dos diferentes discursos que lemos e ouvimos todos os dias, onde sempre captamos algumas mensagens subliminares que talvez nem o próprio orador perceba, mas que terminam revelando o que ele realmente pensa. Um exemplo clássico é o discurso racista. Desconsiderando as pessoas abertamente racistas, existe o pior tipo de racistas: os, digamos, "enrustidos", aqueles que são, mas têm vergonha de confessar, e, incapazes de se controlar, fazem questão de dizer que não são.

Apenas para situar, sou branco, descendente de italianos e brasileiros de longa geração, mas como todo bom brasileiro, devo ter sangue negro também.

Para mim, o que mais caracteriza um racista enrustido são as falhas, as fendas que ele abre no seu discurso, muito sutis e nem sempre fáceis de identificar. Uma delas que eu já ouvi é: "eu ATÉ QUE namoraria uma pessoa negra".... esse ATÉ QUE significa que a pessoa "até faria esse sacrifício", o que revela que ela é racista.

Há outras formas, também:

1) "Fulano é um preto de alma branca" (horrível isso);
2) "vivemos tempos negros"
3) "você está me denegrindo"
4) "João é uma pessoa de cor"
5) "Eu adoro mulatas"
6) "Não existe racismo no Brasil"
7) "A política de quotas é uma forma de racismo"
8) "o preconceito no Brasil não é de raça, é econômico"
9) "no Brasil, vivemos em harmonia com todas as raças"
10) "não temos por que reparar os descendentes de escravos, pois todo mundo daquela época já morreu"

etc. etc.

Há outras expressões racistas dos próprios negros, como aquela muito comum nas pesquisas:

11) "não sou negro, sou pardo"

ou ainda

12) "sou negro, mas acho que a política de quotas é racista"

Infelizmente, o discurso racista está enraizado na alma do brasileiro, fruto trágico de séculos de escravidão mal-resolvida e perpetuada, daí a tarefa diária que temos, de conscientizar as pessoas, brancas, negras, índias, orientais, etc., sobre a importância de buscarmos a igualdade de todos, independentemente da sua origem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails