sexta-feira, 13 de março de 2009

JJJ - Jiu-Jitsu de Jesus (?!)

Pra começo de conversa, três esclarecimentos são necessários:


1) O título deste texto é apenas uma generalização do vale-tudo para aproveitar a sigla JJJ. Para quem não conhece, jiu-jitsu não é sinônimo de vale-tudo, embora o vale-tudo (hoje conhecido por MMA - Mixed Martial Arts) possa eventualmente incluir o jiu-jitsu entre as técnicas de luta desenvolvidas no combate, como a própria sigla MMA fala por si só;


2) Não tenho nada contra jiu-jitsu, MMA ou outras artes marciais. Pelo contrário, considero-as verdadeiras artes, como o próprio nome indica. Se as pessoas fazem mau uso delas, é outra história;


3) Também não tenho nada contra cristãos que as praticam. Apenas questiono, a seguir, a conveniência de se misturar templo, adoração e evangelismo no mesmo recinto.


É que a Folha de S. Paulo de ontem trouxe artigo (reproduzido na Folha Online) sobre um ringue de vale-tudo montado no templo da Igreja Renascer de Alphaville (bairro rico do município de Barueri, na Grande São Paulo), em que jovens são atraídos para as lutas de vale-tudo, segundo os pastores da igreja, para "propósitos evangelísticos". Fica difícil entender como é que algum pastor considera "normal" ver rapazes em trajes sumários lutando jiu-jitsu dentro da igreja, afinal a única manifestação de ira de Jesus, relatada nos evangelhos, diz respeito à expulsão dos vendilhões do templo, mas não consta que ele tenha recorrido ao vale-tudo para fazer isso. Graças a Deus não havia pitbulls naquela época.


Definitivamente, o profano se instalou em algumas igrejas que se dizem "evangélicas". Há uma polêmica antiga envolvendo o boxe, em que há muita gente que diz que não se trata propriamente de um esporte, mas de violência gratuita. O mesmo não se diz de lutas marciais como o judô, o karatê, o tae-kwon-do e o jiu-jitsu, que têm toda uma moderação nos golpes (e proteção nos lutadores) que os tornam mais parecidos com arte do que propriamente com esporte. Se já é discutível levar nobilíssimas lutas de judô para dentro de um templo, muito mais questionável é fazer do vale-tudo um ritual litúrgico. Afinal, a força do evangelho reside muito mais no Espírito do que no corpo. Por outro lado, esses tropeços têm o seu lado positivo (como quase tudo na vida): revelam que para algumas igrejas (e seus pastores) vale tudo mesmo...



Atualização: veja uma entrevista com o Pr. Caio Fábio sobre este tema,
clicando aqui.

veja também:

Pregação pode ser feita de qualquer jeito?

Mais vale-tudo na igreja

O lutador ungido

37 comentários:

  1. aff.. quanta cegueira, ignorância, e preconceito...

    ResponderExcluir
  2. por favor, anônimo, diga onde está a cegueira, a ignorância e o preconceito, senão suas palavras ficarão penduradas no vazio de suas ideias... ou de sua fé, vai saber...

    ResponderExcluir
  3. pra quem quiser ler a notícia traduzida do NY Times, clique aqui:

    http://www.genizahvirtual.com/2009/09/deu-no-new-york-times-o-vale-tudo-da.html

    ResponderExcluir
  4. Mas que importa? contanto que Cristo seja anunciado de toda maneira, ou com fingimento ou em verdade nisto me regozijo e me regozijarei ainda - Filipenses 1.18

    ResponderExcluir
  5. o que importa é ler o contexto de Filipenses 1, coisa que acho que você não fez, amigo:

    Fil 1:15 Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente;
    Fil 1:16 estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho;
    Fil 1:17 mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões.
    Fil 1:18 Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei;
    Fil 1:19 porque sei que isto me resultará em salvação, pela vossa súplica e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,

    O contexto não está falando de lutas greco-romanas dentro das igreja da época, mas de pessoas que pregavam a Jesus porque estavam com inveja de Paulo e do respeito e autoridade que ele desfrutava para com todas as igrejas da época, coisa que muitos autoproclamados "apóstolos" atuais não têm.

    Além disso, perceba que no v. 19, Paulo diz que "ME resultará salvação", ou seja, salvação para ele, Paulo, e não para os contenciosos que pregavam o evangelho por inveja.

    Ler a Bíblia é bom demais, evita ser enganado por falsos profetas. Faça isso também.

    Obrigado pelo comentário!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Caro Ricardo Worship,

    agradeço pela ideia que me fez escrever um texto especificamente sobre o versículo que você citou:

    http://ocontornodasombra.blogspot.com/2010/01/pregadores-invejosos.html

    ResponderExcluir
  7. o seu bosta vai aprender melhor a historia do jiu-jitsu no brasil e como o mma foi criado e o motivo seu crente fila da puta. faixa preta em jiu-jitsu 4 graus

    ResponderExcluir
  8. Peço à todos os leitores que não achem que todos os praticantes do Jiu-Jitsu têm o perfil do Sr. Anônimo.
    Jiu-Jitsu quer dizer a Arte Suave.

    Existem muitas academias sérias que ensinam a auto confiança e o auto controle(domínio próprio), como as academias Gracie, da qual faço parte.
    Segue um link com um vídeo da nossa turma feminina.

    http://www.youtube.com/watch?v=TP91SLQ77lY&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  9. sinceramente, é disso q o mundo precisa!.. "grandes lideres religiosos" q querem mostrar ao mundo atravez da midia q podem estar acima da cultura, das artes, e pq não de Deus!?..

    me desculpa meu caro amigo, + como a Universitária,eu? disse.. tbm pratico jiu-jitsu em uma das academias Gracie, sou Cristão certo do q faço, sou levita de Deus e digo sem medo nenhum de estar falando uma heresia, Jiu-jitsu é uma arte sim e pode ser praticada por cristãos.. isso se os mesmos mantiverem a ideia de praticar como um esporte para melhora da saúde fisica e mental, para melhorar a disciplina, conduta, honra, e até msm fé.

    E só pra contar, eu poderia aqui citar muitos versiculos biblicos pra tentar mostrar um "senhor espiritual" assim como vc, + não me convem querer mostrar ser melhor que ninguem.

    e pra quem é praticante dessa arte maravilhosa assim como eu fica uma frase:

    "se palavras torpes tentam te abater, peça força ao Pai, pegue cada uma dessas palavras, joga pro chão e finaliza!"

    abraço, graça e paz! (André Rosa - Servo de Deus e Faixa Azul em Jiu-jitsu)

    ResponderExcluir
  10. Caro United,

    Não lhe conheço, então queira Deus que você seja realmente cristão, como diz. Entretanto, se for mesmo cristão, você precisa desenvolver pelo menos três frutos do Espírito Santo: paciência (longanimidade), mansidão e domínio próprio. Se esses frutos do Espírito estivessem bem desenvolvidos em você, e você tivesse pelo menos lido o que eu escrevi e depois entendido o que eu escrevi, você não teria ficado tão nervosinho assim.

    Então por gentileza volte a ler o texto e perceba que eu não estou dizendo que jiu-jitsu e MMA não são de Deus. Conheço e admiro cristãos muito sérios que praticam ambas as artes. O que eu critiquei no texto aí em cima é fazer uma luta dentro de um templo cristão, como parte integrante de uma "liturgia gospel". Se você realmente for cristão e ler a Bíblia com algum interesse vai perceber que Paulo recomenda em 1 Coríntios 14:40 que na igreja tudo deve ser feito com decência e ordem. Se você não entender isso, realmente você precisa se converter e que Deus te dê o entendimento e o arrependimento verdadeiro para tanto.

    Outra coisa: que coisa é essa de "levita"? Você diz que não quer se mostrar melhor do que ninguém, mas utiliza essa palavra como se isso te desse alguma autoridade. Se você for realmente cristão, vai ler o Velho Testamento e perceber que "levitas" eram unicamente os membros de uma das tribos de Israel, aos quais cabia o sacerdócio. Quem lê a Bíblia em vez de ficar urrando labarachuias no octógno dentro do templo sabe que não existem "levitas" cristãos, essa é mais uma enrolação que inventaram para dar vazão a um misticismo sentimentaloide travestido de cristianismo. Lamento informar, mas "levita", "gospel", não é sinônimo de cristão.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o irmão, meu filho de 8 anos e meu esposo praticam a arte suave numa academia gracie perto da nossa residência, veja bem irmãos "na academia",esse é o lugar apropriado pra se praticar o jiu-jitsu q é maravilhoso, mas dentro da igreja, a casa de Deus,casa de oração, é lugar disso mesmo "oração" ,não há o pq misturar as coisas.Nosso Deus é maravilhoso,nos dá uma liberdade q nenhum deus pagão dá, só um Deus verdadeiro como o nosso pode dar uma liberdade Dessas para nós.

      Excluir
    2. E o fato do irmao dizer q a casa de Deus (o templo de pedra,o espaço físico) não ser lugar para isso não precisa gerar tanta polemica ,fala sério, q feio ver pessoas q deveriam usar o tempo pra falar de Deus tentando impor suas ideias uns aos outros.

      Excluir
  11. Grande estudioso da Bíblia(Hélio)!!! Admiro seu ponto de vista sobre a antiga polemica ( o que realmente deve ser feito e de maneira correta dentro das quatros paredes para não sujar a imagem do Cristão...) Aparenta ter a biblia como aplicação desde infancia. Mas se Deus permite tudo isso acontecer nesses tempos é por algum proposito, e não é um mero ser umano(Humano..kkkk)que vai poder entender e nem explicar o proposito real disso. Vc deveria aplicar esse conhecimento em Obra. Ja conheço o Jiu-jitsu e a Igreja Renascer e sou cristão, mas vc nunca ouvi falar de falar em lugar nenhum... Fica na paz de Deus... Realmente a biblia diz que nem todo aquele que me diz Senhor... sera salvo... A melhor coisa é vc fazer alguma coisa fora das quatro paredes e povoar o ceu pq esses comentario admiraveis so trazem contenda!!!! Eu uso o jiu-jitsu como estrategia dentro das quatro paredes e graças a Deus so tenho recebido mts bençãos!!! se precisar podemos trocar algumas informações ^^ josekinho_inkqlog@hotmail.com ^^

    ResponderExcluir
  12. Grande estudioso da Bíblia(Hélio)!!! Admiro seu ponto de vista sobre a antiga polemica ( o que realmente deve ser feito e de maneira correta dentro das quatros paredes para não sujar a imagem do Cristão...) Aparenta ter a biblia como aplicação desde infancia. Mas se Deus permite tudo isso acontecer nesses tempos é por algum proposito, e não é um mero ser umano(Humano..kkkk)que vai poder entender e nem explicar o proposito real disso. Vc deveria aplicar esse conhecimento em Obra. Ja conheço o Jiu-jitsu e a Igreja Renascer e sou cristão, mas vc nunca ouvi falar de falar em lugar nenhum... Fica na paz de Deus... Realmente a biblia diz que nem todo aquele que me diz Senhor... sera salvo... A melhor coisa é vc fazer alguma coisa fora das quatro paredes e povoar o ceu pq esses comentario admiraveis so trazem contenda!!!! Eu uso o jiu-jitsu como estrategia dentro das quatro paredes e graças a Deus so tenho recebido mts bençãos!!! se precisar podemos trocar algumas informações ^^ josekinho_inkqlog@hotmail.com ^^

    ResponderExcluir
  13. Caro José Dias,

    Obrigado pelo comentário!

    Primeiramente, lamento profundamente que a igreja Renascer esteja se desmanchando em dissensões (inclusive por falta de salário) como noticia diariamente a Folha Renascer. Não tenho nenhum prazer nisso. Pelo contrário, conheci a igreja no começo e sei que ela começou com boas intenções, mas tem um lugar bem quente cheio delas, como diz o ditado popular. Mas não há como negar que a debandada da Renascer fala muito sobre suas "estratégias".

    Segundo, sou muito bem relacionado na comunidade do jiu-jitsu, e ninguém me dá porrada por causa das coisas que eu penso, falo ou escrevo. O respeito é recíproco.

    Terceiro, se você quis escrever que "nunca ouviu falar de mim em lugar nenhum", isso é motivo de alegria para mim, já que o próprio Jesus disse que aqueles que buscam a fama a pretexto de longas orações sofrerão "muito maior condenação" (Marcos 12:38-40). Simplesmente ler a Bíblia evitaria que muita gente fizesse coisas supostamente em nome de Deus mas com o único objetivo de lamber o seu próprio ego. Não é o meu caso, graças a Ele! Não busco fama nem reconhecimento. Sou um humilde servo de Jesus. A exemplo de João Batista, " É necessário que ele cresça e que eu diminua" (João 3:30).

    Quarto: e isso não é o pior, José. Tem gente que se diz cristã e fica famosa por ser presa com dólares dentro da Bíblia. E acha isso normal. E todos eles, curiosamente, usam essas mesmas frases de efeito que não querem dizer nada, como "povoar o céu". Curioso que Jesus disse que pra lá o caminho é estreito.

    Por fim, a respeito dessa pregação do evangelho de qualquer jeito, convido-o a ler um texto recente postado pelo Gustavo aqui no blog:

    http://ocontornodasombra.blogspot.com/2012/01/pregacao-pode-ser-feita-de-qualquer.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Meu irmão Helio!!

    Agradeço por ter dado importancia ao meu comentario!!

    Realmente entedi que vc não faz um diagnostico negativo sobre o Jiu-jitsu(Esporte).Isso é maravilhoso, fico mt feliz pelo deu artigo. Quando vc vier a Manaus-Am ficarei maias feliz em receber vc no Projeto de Crianças e Jovens de Risco o qual sou Professor e não recebo nenhum centavo da igreja e nem de Alunos, Pq tenho minha profissão totalmente diferente do esporte e sou mt Prospero e Dou Graças a Deus em poder dizer isso(com toda a humildade do meu coração)...
    Mas existe algo que eu preciso entender seu ponto de vista (Casa de Deus: somos nós ou quatro paredes?)"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16"

    “Mas agora estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de Espírito e não na velhice da letra” (Rm. 7:6).

    >>Os lutadores são pessoas de paz. Em geral, evitam confrontos. Se você for a um estádio de futebol assistir a um jogo, vai ver a polícia escoltando as torcidas para evitar confrontos e se não houvesse a presença da polícia, os confrontos seriam inevitáveis. O mesmo não acontece em eventos de MMA, onde a polícia nem aparece.
    No campo de futebol, quando acontece algo violento, geralmente é na maldade, com o objetivo de ferir o jogador adversário. No MMA o objetivo é neutrelizar o oponente, seja no nocaute ou na finalização (Jiu-jitsu brasileiro). Lembrando que a forma que não machuca é justamente a finalização.

    Mas a sua indignação é contra a Pessoa Renascer ou a Atividades que eles realizam...aff...

    O nosso Salvador, o maior homem que já pisou nessa Terra, não agiu assim. Comeu com os pecadores, andou abertamente com os discípulos que comiam sem lavar as mãos, e não desceu da cruz, apesar das opiniões contrárias de todos, inclusive dos líderes religiosos. Seu compromisso era realizar a vontade do Pai. Ele tinha a consciência tranqüila, suas convicções eram firmes, Ele sabia que o Pai a tudo vê, e que todas as coisas estão nuas e patentes diante dEle. Por isso, não se afastou quando conversava com a samaritana, também não fugiu da companhia dos publicanos, nem evitou tocar num leproso, ou curar no Sábado. Ele era autêntico, original, espontâneo, e honesto. Nenhuma tradição poderia nortear seu comportamento, apenas a vontade de Deus.
    Ele mesmo afirmou que o Espírito Santo nos guiaria em toda a verdade (Jo 16:13). Isso não se refere à verdade não revelada, mas às Escrituras, as quais correspondem ao registro completo da revelação de Deus, o que não se pode contestar. No entanto, quando a opinião pessoal de um servo de Deus, torna-se para a igreja como se fosse uma doutrina incontestável, a verdade está em perigo. É preciso que se tenha uma noção de que se a Bíblia não diz abertamente sobre certo assunto, isso não quer dizer que Deus está dizendo não, pelo contrário, pode significar que Ele considerou o assunto irrelevante para sua igreja, o que sugere certa tolerância. Vale lembrar, que aquele que ensina, tem o direito de ter a sua opinião pessoal sobre aquilo que a Bíblia não diz, mas forçar para que sua opinião seja aceita como a única verdade, é meramente uma vaidade carnal.
    O que fazer então diante dessas coisas? A resposta é simples. Precisamos defender com convicção e afinco as verdades reveladas claramente pela Palavra de Deus, e ser honestos para tolerar opiniões diferentes naquilo que a Bíblia não fala. Esse era o desejo do apóstolo ao dizer aos Coríntios: “Rogo-vos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais a mesma coisa, e que não haja entre vós divisões, para que sejais unidos, no mesmo sentimento e no mesmo parecer” (I Co 1:10).


    Com toda a verdade espero não causar desconforto para ninguem que acessar esses comentario e Principalmente a Voce(Helio)...

    Temos que orar por pessoas que estao em condições constrangedoras...

    "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2Co 13.13)

    ResponderExcluir
  15. Meu irmão Helio!!

    Agradeço por ter dado importancia ao meu comentario!!

    Realmente entedi que vc não faz um diagnostico negativo sobre o Jiu-jitsu(Esporte).Isso é maravilhoso, fico mt feliz pelo deu artigo. Quando vc vier a Manaus-Am ficarei maias feliz em receber vc no Projeto de Crianças e Jovens de Risco o qual sou Professor e não recebo nenhum centavo da igreja e nem de Alunos, Pq tenho minha profissão totalmente diferente do esporte e sou mt Prospero e Dou Graças a Deus em poder dizer isso(com toda a humildade do meu coração)...
    Mas existe algo que eu preciso entender seu ponto de vista (Casa de Deus: somos nós ou quatro paredes?)"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16"

    “Mas agora estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de Espírito e não na velhice da letra” (Rm. 7:6).

    >>Os lutadores são pessoas de paz. Em geral, evitam confrontos. Se você for a um estádio de futebol assistir a um jogo, vai ver a polícia escoltando as torcidas para evitar confrontos e se não houvesse a presença da polícia, os confrontos seriam inevitáveis. O mesmo não acontece em eventos de MMA, onde a polícia nem aparece.
    No campo de futebol, quando acontece algo violento, geralmente é na maldade, com o objetivo de ferir o jogador adversário. No MMA o objetivo é neutrelizar o oponente, seja no nocaute ou na finalização (Jiu-jitsu brasileiro). Lembrando que a forma que não machuca é justamente a finalização.

    Mas a sua indignação é contra a Pessoa Renascer ou a Atividades que eles realizam...aff...

    O nosso Salvador, o maior homem que já pisou nessa Terra, não agiu assim. Comeu com os pecadores, andou abertamente com os discípulos que comiam sem lavar as mãos, e não desceu da cruz, apesar das opiniões contrárias de todos, inclusive dos líderes religiosos. Seu compromisso era realizar a vontade do Pai. Ele tinha a consciência tranqüila, suas convicções eram firmes, Ele sabia que o Pai a tudo vê, e que todas as coisas estão nuas e patentes diante dEle. Por isso, não se afastou quando conversava com a samaritana, também não fugiu da companhia dos publicanos, nem evitou tocar num leproso, ou curar no Sábado. Ele era autêntico, original, espontâneo, e honesto. Nenhuma tradição poderia nortear seu comportamento, apenas a vontade de Deus.
    Ele mesmo afirmou que o Espírito Santo nos guiaria em toda a verdade (Jo 16:13). Isso não se refere à verdade não revelada, mas às Escrituras, as quais correspondem ao registro completo da revelação de Deus, o que não se pode contestar. No entanto, quando a opinião pessoal de um servo de Deus, torna-se para a igreja como se fosse uma doutrina incontestável, a verdade está em perigo. É preciso que se tenha uma noção de que se a Bíblia não diz abertamente sobre certo assunto, isso não quer dizer que Deus está dizendo não, pelo contrário, pode significar que Ele considerou o assunto irrelevante para sua igreja, o que sugere certa tolerância. Vale lembrar, que aquele que ensina, tem o direito de ter a sua opinião pessoal sobre aquilo que a Bíblia não diz, mas forçar para que sua opinião seja aceita como a única verdade, é meramente uma vaidade carnal.
    O que fazer então diante dessas coisas? A resposta é simples. Precisamos defender com convicção e afinco as verdades reveladas claramente pela Palavra de Deus, e ser honestos para tolerar opiniões diferentes naquilo que a Bíblia não fala. Esse era o desejo do apóstolo ao dizer aos Coríntios: “Rogo-vos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais a mesma coisa, e que não haja entre vós divisões, para que sejais unidos, no mesmo sentimento e no mesmo parecer” (I Co 1:10).


    Com toda a verdade espero não causar desconforto para ninguem que acessar esses comentario e Principalmente a Voce(Helio)...

    Temos que orar por pessoas que estao em condições constrangedoras...

    "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2Co 13.13)

    ResponderExcluir
  16. Caro José,

    Obrigado novamente pelo comentário!

    Continuo insistindo que não tenho nada contra o MMA ou contra a sua utilização como um meio de evangelizar. O que não consigo entender é que um octógono seja montado dentro de um templo como parte de "liturgia". Para mim, neste particular, é a mesma coisa que montar uma luta de mulheres no gel. Por melhores que sejam as intenções em ambos os casos, não combina com 1ª Coríntios 14:40, "faça-se tudo com decência e ordem", já que não podemos pinçar alguns versículos das Escrituras e eliminar outros a nosso bel prazer.

    Com relação a Jesus, é verdade que Ele se relacionava muito bem com pecadores, mas mantinha um respeito muito grande com o que é sagrado, como quando expulsou os vendilhões do templo, e alertou quanto a jogar as coisas sagradas aos cães (Mateus 7:6). Jesus também fez absoluta questão de cumprir todos os deveres religiosos então impostos aos judeus (às vezes nos esquecemos de que Ele era judeu), assim como as suas obrigações civis, como pagar o imposto a Roma, dando a César o que era de César. Jesus era tão zeloso das obrigações e das tradições religiosas que Ele próprio recomendou que o leproso, após curado, fosse fazer a oferta determinada pela Lei (Lucas 5:14). Como então afirmar tão categoricamente que "nenhuma tradição poderia nortear o seu comportamento"? Sobre este aspecto recomendo a leitura de outro texto do blog:

    http://ocontornodasombra.blogspot.com/2010/02/essa-tal-religiosidade.html

    Com relação à igreja ser quatro paredes, convido-o a imaginar a seguinte cena: como a Igreja primitiva se reunia em casas, você consegue imaginar Paulo promovendo uma luta greco-romana na casa pra chamar o povo pra ouvir o evangelho? É disso de que trata o texto acima. É de "decência e ordem" que eu falo (1 Coríntios 14:40), e esse versículo não foi anulado pela modernidade, por mais que queiram descartá-lo a pretexto de alegrar alguns corações às custas do apreço à Bíblia.

    Concordo plenamente com você quando escreve "quando a opinião pessoal de um servo de Deus, torna-se para a igreja como se fosse uma doutrina incontestável, a verdade está em perigo". O problema é que esta afirmação é geralmente utilizada contra os outros, e nunca como auto-análise. Todo mundo, inclusive eu, tem a tendência de fazer a Bíblia se adaptar à sua opinião. Eu procuro me forçar a me restringir à Bíblia, e não a opiniões pessoais de "servos de Deus", nem à minha própria opinião. Se eu estiver errado, o Senhor certamente me mostrará através da Sua Palavra, mas não foi isso o que ocorreu até hoje.

    Obrigado de novo pela sua paciência em expor o seu ponto de vista. Apesar de não concordar com ele, não deixo de aprender com o que você escreve.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. vcs sempre querem criar polemica onde não existe o futbol é um esporte muito mas violento e ainda soltam palavrões e insultos uns aos outros e o kaka se dis pastor e muitos outros dizem evanjelicos e agora querem reclamar do jiu jitsu e o mma fala serio.... rafael....

    ResponderExcluir
  18. ô último anônimo aí em cima... Rafael...

    vê se lê direito o que tá escrito no texto antes de falar bobabem. Até onde sei, ninguém nunca conseguiu jogar futebol DENTRO de um templo evanGélico no horário de culto...

    ResponderExcluir
  19. Erik Lima, Policial Militar, Atleta de Jiu Jitsu e cristão de nascimento da Assembléia de Deus. Verjo com preocupação o fato de transformarem um lugar de adoração em ringue onde envolve disputa, pois, lembremos que toda porfia ou disputa é uma glória devanescente e não para a verdadeira Glória de Deus, sou competidor mas toda vez que conquisto algum título dobro meus joelhos diante de todos presentes e oro em gratidão a Ele por permitir que eu triunfasse e que não me lesionasse bem como de meus adversários, somos desportistas e cristãos. Faço parte do Ministério de Jiu Jitsu Jesus é o Centro, onde crianças são alcançadas p o Evangelho por meio do desporto, recebem orientação pedagógica, entre outros.
    O caráter cristão não pode ser arraigado do ser humano, ...não confundamos a arte marcial com a Arte do Pai, que é alcançar almas p Ele cumprir o seu ide... não façamos de nossos locais de culto litúrgico à Deus casa de escárnio, Jesus expulsou comerciantes do Templo, pois, faziam da casa do Pai lugar de negócio, não façam do vosso lugar de adoração e culto ao Senhor um lugar de disputa por "honra e glória devanescente".
    Hélio não lhe conheço, mas fica um alerta seja comedido, não ofensivo, se vc é cristão ganhe almas p Jesus não as oprima c seus ecléticos posicionamentos, escrever digitalizado é uma coisa alcançar vidas p Jesus.......há se vc soubesse quão difícil o é!!!
    Converter-se, converter-se a Jesus todos os dias...que privilégio Ele nos escolher.
    Que Deus continue lhe abençoando bem como todos os seus....
    Erik e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Erik, pelo comentário e pela crítica, que é sempre bem-recebida e analisada.

      Fico feliz, primeiramente, porque você entendeu que eu fiz uma clara diferenciação entre o ministério de MMA (que considero perfeitamente legítimo e louvável) e o uso do MMA como liturgia do culto (que entendo reprovável).

      Confesso, entretanto, que não entendi o que você quis dizer por meus "ecléticos posicionamentos" nem quem eles estariam "oprimindo", tampouco no que estou sendo "ofensivo". Se puder explicar melhor eu gostaria de saber, até porque estou aqui também para aprender.

      Portanto, gostaria de fazer desde já quatro considerações:

      1) Sei muito bem o quanto é difícil alcançar almas para Cristo, até porque a porta é estreita, ainda que exista muita gente tentando alargá-la à força ultimamente; e fazem isso principalmente pela pregação de uma série de coisas que não tem nada a ver com o evangelho puro e simples da cruz de Cristo. Portanto, eu acho no mínimo curioso que você aplique o verbo "oprimir" a mim e não àquele bando de falsos profetas que mercadejam o evangelho de Cristo a troco de dinheiro. Desculpe-me, mas essa "opressão" não me pertence...

      2) Hoje ser "evangélico" tá na moda. As pessoas levantam a mão pra aceitar qualquer apelo e ficam todas pimponas pra mostrar que se converteram. Conforme já escrevi aqui no blog, tem "atleta de Cristo" que levanta a mão pro céu pra agradecer o gol, mas contrata 150 mulheres pra "entreter" os amigos na sua festa de aniversário. Nunca ouviu falar em "testemunho cristão". Aliás, "dar frutos" é fácil, Erik, o problema é eles permanecerem, e eu vejo pouca gente preocupada com isso. Jesus deixou isso muito claro, Erik, em João 15:16 - não basta dar fruto, isso é fácil, é preciso que ele permaneça!

      3) Muita gente se preocupa com as estatísticas das pessoas que aceitam Jesus ou são batizadas, mas eu nunca vejo ninguém preocupado com as estatísticas das pessoas que nem querem ouvir falar do evangelho por estarem assustadas com a venda de "bênçãos" que virou a pregação de muitos telepastores além de "pastores" de igrejas reais, nem com as estatísticas daqueles que chegam a frequentar uma igreja e fogem de lá pelo mau testemunho dos irmãos. Pode ter certeza, Erik, que não sou eu que os "oprimo".

      4) Desde quando é "ofensivo" falar a verdade e exortar os irmãos, Erik? Os fariseus achavam o discurso de Jesus extremamente ofensivo, tanto que conspiraram para matá-lo. Os próprios discípulos do Mestre achavam o discurso dEle muito "duro" (João 6:60). Paulo resistiu a Pedro "na cara" (Gálatas 2:11), e teve "tal desavença" com Barnabé que os dois tiveram que se separar no meio de uma jornada missionária (Atos 15:37-39). Paulo nos recomendou "admoestar-nos uns aos outros" (Romanos 15:14). Então, por que é que eu tenho que ficar calado quando vejo que a vaidade fala mais alto para alguns irmãos que querem mostrar sua força (e alguns seu corpo) num lugar de culto?

      Por fim, oro para que Deus continue te abençoando nas suas competições e no seu ministério, e que - principalmente - o teu fruto em todas essas áreas PERMANEÇA! A Deus toda a glória!

      Quem é espiritual, que entenda e aceite não porque eu falei ou escrevi, mas pelo Espírito Santo, se é que O tem, ou se Ele quiser convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8). Quem é carnal, que se converta. Simples assim...

      Abraço!

      Excluir
    2. Prezado, quanta satisfação tê-lo como retorno.
      Ok, "posicionamento eclético, ofensivo, e opressivo"... Paulo teve que se misturar com o meio em que a sociedade da época vivia p alcançar almas p Cristo e cumprir o seu ide...
      Pois bem, ...não deiteis pérolas aos porcos... mano, não bata de frente, exponha seus pensamentos de maneira a cativar os que lhe correspondem a entender o que é um Atleta de Cristo, e a diferença do lugar de Adoração a ELE. Por isso, salientei ser comedido, Jesus não disse ou respondeu tudo, mas pelas suas atitudes mostrou que era o verdadeiro e único feito a Glória do Pai.
      Ofensividade: muitas vezes temos que ignorar comentários torpes de nossa pessoa como o que vi que um indivíduo desqualificado referiu-se à vossa pessoa chamando-lhe de bbbbb....; ignore, mostre a ele que vc é escolhido de Deus, que seu posicionamento é p admoestar os que vêem a arte marcial dentro dos templos de adoração como algo p frente inovador. Eles não sabem o quão importante é nos dedicar-mos a adoração, oração, busca e meditação nas santas escrituras, jejum e oração, jejum e oração!!! Sou veemente nisto busque ao SENHOR de todo seu coração e Ele lhe acrescentará coisas grandes em seus feitos.
      A Paz de Deus que excede todo entendimento.
      Erik e família.

      Excluir
    3. A propósito não vou comentar os falsos profetas e falsos cristãos que professam uma fé ilegítima, posso ter me expressado mau quanto a oprimir, não usei um vocábulo oportuno, mas entenderá.
      Erik Lima.

      Excluir
    4. Continuando: tive um Pr Geraldo Barcelos que ele nos ensinou a cuidar daqueles que estão fracos, débeis como um neófito que necessita de alimento (maná) em sua boca(vida espiritual) p que possa prosseguir rumo ao alvo Cristo.
      Se formos compartilhar de Cristo, faltarão espaços, gigas e tempo.
      Como é bom discorrer sobre o verdadeiro significado de ser Cristão autentico de tomar a cruz de cada dia e seguir a ELE.
      Em breve, muito breve, nos encontraremos nas mansões celestes p nos regozijar e dar glórias ao Pai, aí não precisaremos debater, expor, chatearmo-nos, e chorar aos pés do Pai.
      Erik Lima e família.

      Excluir
    5. Agradeço novamente o seu comentário, Erik!

      Esses versículos de 1 Coríntios 9:20-23 ("fiz-me de fraco para os fracos, etc.") são uma das passagens mais deturpadas da Bíblia, foi bom você ter me chamado a atenção para ele porque vou pensar juntamente com o Gustavo, co-editor deste blog, em escrever um artigo especificamente sobre esse trecho, mas por ora basta dizer que é por alargar tanto a interpretação desses versículos que hoje somos obrigados a ver - entre outras tantas barbaridades - até sex shop gospel.

      Quanto à ofensa que você me atribui, eu podia até tê-lo descartado sem publicá-lo, mas fiz questão de autorizá-lo para mostrar o nível de muitos comentários que fazem nesse texto. E minha resposta foi unicamente "Alto nível, hein!", conforme você percebeu lá em cima. Não ofendi ninguém, disso tenho a consciência tranquila.

      Quanto a buscar o Senhor, pode ficar tranquilo: não faço outra coisa na vida, mas não me gabo disso, porque sei que toda a minha busca dEle será sempre humanamente insuficiente, mas jamais desistirei de buscar a orientação dEle sempre, sem nenhuma pretensão de ser melhor do que ninguém. Este blog tem um público muito grande e diversificado, graças a Deus. Por isso não me meto a fazer planos humanos para o blog. O Senhor é que traz as pessoas aqui e elas são atingidas pelo que é escrito aqui segundo a vontade dEle. Na minha humana incapacidade, procuro apenas ser instrumento dEle para as pessoas que Ele traz segundo a vontade dEle. E graças a Deus há muitas pessoas que são atingidas pelo que é escrito aqui, duro às vezes para aquilo que algumas pessoas não querem ouvir e ler, mas sempre com proveito e respeito. Apenas servo sou!

      Abraço!

      Excluir
    6. meu nome e vagner sou presbitero ex praticante de artes macias faixa preta guarto dan de aikijusu,preta de jiujitsu,mais as coisas nao sao simpres assim tamos perdeno o temor... nao sou contra cristao lutar mais nao na igreija e lugar santo nao pra se exibir,mais fezer oq? QUEM E SANTO SE SANTIFIQUE MAIS QUEM E SUJO JA SABE NE... ISSO TUDO E POR DINHEIRO SE JESUS VINHECE HOJE ELE IA TER QUE QUEBRA MUITA IGREIJA HOJE DE NOVO,NOSSA LUTA NAO E CONTRA O SANGUE NEM A CARNE...KKKKK VAO FINALIZAR O DIABO QUE TA NA ARQUIBANCADA BATENO PALMA PRA VCS
      ASS PRESBITERO VAGNER DA ASSEMBLEIA DE DEUS COLUNA DA VERDADE
      DEIXA A LEPRA DE NAMAN PRA LA...

      Excluir
    7. eu vim dessa linhagem tem gente que nao tem ideia do que pratica nao sabe a verdadeira origem e nem a versao biblica sobre o assunto... DEUS mandou pra baixo o diabo e uma terça parte dos anjos e se espalharao na terra e os crentes tao trazendo esses demonios pra as igreijas por falta de sabedoria, as artes macias era as armas de gerras dos impe dosos samurais,que lutavam com katanas ou espadas samurais,e sem elas eles inventarao o aikijutsu,karater,vcs achao que quem deu a abiliidade necesaria pra os serumanos se matarem, se nao for as postestadem diabolicas,e os crentes nao precisar praticar isso nas igreijas o mundo ja tem muitas gerras por chttp://www.youtube.com/watch?v=MQwmBcNxKG0ausas dos principados e esses crentes sem visao tao levano eles pras igrejas convidano pela porta da frente, ninjutsu ea prova do que eu to falano e feito artes macias e jutsu que ea magia negra das ertes macias uma adivertecia nao deixe seu filhos emitarem o naruto aquele anime e magia negra purinha magia de invocaçao por isso que tem tantas crianças violentas nos colegios hoje em dia invocarao sem saber,vou mandar um vidio da onde eu sair medita depois me manda resposta...ass presbitero vagner

      Excluir
  20. Discodoo plenamente e tb nao é só a Renascer q tem esse tipo de projeto. e eu ja vi Jovens se rendendo aos pés de Jesus Chorandoo , apos um evento q fizemos. Ignoranciaaa simmm.
    *Senhos abra os olhos dessas pessoas .. amem!

    Instrutora de Jiu JItsu pelo Projeto TATAME GOSPEL SP...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta que não quer calar, instrutora anônima, é a seguinte:

      - os jovens se converteram a Cristo ou à emoção de estar em um grupo de luta?

      Excluir
  21. Sou Cristão e praticante do jiu jitsu brasileir, que significa arte-suave, uma arte marcial genuinamente nacional e que mudou a vida de muitas pessoas que conheço e colocam alimento na mesa de muitos guerreiros. O texto acima me soou completamente preconceituoso, o favor de se prestar a evangelizar lutadores não tem valor mensurável assim como a alma de cada uma de nós, e convenhamos, quem conhece o jiu jitsu jamais vai afirmar que o kimono é uma veste sumária, se afirmou algo relacionado a isso soou ingnorante e signo de desconhecimento de causa, tenho orgulho de Jesus e levo em meu kimono e em minha vida seu nome gravado. Pare de perder tempo questionando as formas de evangelizar! Faça algo melhor se não lhe convêm... lhe encerro com a seguinte questão: Quantas almas você ganhou ou quantos corações você tocou com seu preconceito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande problema de quem critica o texto acima é a pressa ao lê-lo.

      Se você tivesse lido com calma teria percebido que logo de cara eu faço a ressalva com o nº 1 dizendo que jiu-jitsu NÃO é sinônimo de MMA (ou vale-tudo na nomenclatura antiga), e que o nome jiu-jitsu é utilizado no título do artigo apenas para usar a sigla JJJ.

      Se você tivesse lido com calma o artigo, teria percebido que EM NENHUM MOMENTO eu me refiro a kimono, mas questiono "ver rapazes em trajes sumários lutando jiu-jitsu dentro da igreja". Ou seja, sunguinhas Bad Boy, por exemplo.

      Se você tivesse um pouquinho de paciência para ler o artigo, teria percebido que a ressalva nº 3) deixando claro que "não tenho nada contra cristãos que as praticam. Apenas questiono, a seguir, a conveniência de se misturar templo, adoração e evangelismo no mesmo recinto".

      Quanto a ganhar almas, amigo, isso é fácil, ainda mais com o discurso meloso de um "evangelho" fácil e consumível que impera em certas "igrejas" hoje, sem nenhum compromisso com a Verdade. Duro mesmo, cara, é que o fruto permaneça, e se você tivesse paciência para ler a Bíblia antes de sair criticando um texto que você leu apressadamente, perceberia que o capítulo 15 do evangelho de João fala exatamente sobre isso, sobretudo no versículo 16.

      Aproveite sua leitura bíblica para se acostumar a lê-la, em vez de seguir "revelamentos", "profetadas" e modismos de quem não tem compromisso algum com a palavra de Deus e acha que o nome "cristão" é fashion.

      Excluir
  22. boa tarde ,bom eu acho q as coisas d deus devem ser respeitadas,não devemos tentar misturar ,eu pratico o jiu-jitsu,pratico e dou aula de judÔ ,praticava capoeira,conheço a filosofia destas artes.mas a igreja é a casa do senhor ,não um lugar de lutas,e aos praticantes que falaram palavrão só tenho uma coisa a falar ,amigos vão estudar mais sobre a filosofia destas artes marciais não envergoim mais seus mestre.josé augusto professor de judÕ e adventista do setemo dia.

    ResponderExcluir
  23. Bom respeito à opinião do autor do blog. Mas sinceramente acho que devemos parar de nós importar com o fazem nas igrejas , segundo a bíblia cada um dará conta de si não é mesmo, o foco deve ser Jesus Cristo e não igreja, não há igreja 100% correta sempre acharemos defeitos. Obrigado pelo espaço de resposta

    ResponderExcluir
  24. Sou professor de artes marciais na igreja e conseguimos muitas vidas através do esporte, temos um projeto bom que esta crescendo a cada dia e jovens que estão optando por andar junto com Jesus Cristo que é o propósito da igreja quando foi aberto o projeto. E tudo isso com decência e ordem! Lá ninguém fala palavrão ou ofende um companheiro de treino, há um respeito maior pela igreja pelos jovens , pois sabem que o lugar é santo. Além do mais nas academias por aí vocês mesmos sabem que uma maior parte não são cristãos e os jovens que estão se convertendo não terão um acompanhamento adequado para sua nova vida em Cristo Jesus. Por isso eu acho importante certas visões serem distorcidas e o que o que seja visto claramente é um ambiente cheio de Deus e vidas salvas. SOMOS JUSTIFICADOS...

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails