terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Católicos americanos já podem se confessar via iPhone

Notícia do Radar Tecnológico do Estadão:

Igreja Católica nos EUA aprova aplicativo para confissões

Um aplicativo de iPhone destinado a ajudar os católicos a se confessarem (e encorajá-los ao retorno da fé) foi sancionado pela Igreja Católica americana. É o que informa a Reuters.

O app Confession: A Roman Catholic foi criado pela empresa Little iApps e já está disponível no iTunes por US$ 1,99.

Segundo seus inventores, o software não substitui o ritual da confissão e, sim, um padre ainda é necessário para perdoar os pecados. Mas afirmam categoricamente que o uso do app foi “oficialmente autorizado pelo bispo Kevin Rhoades, da Diocese de Fort Wayne, em Indiana”.

O conteúdo do Confession: A Roman Catholic foi desenvolvido com a ajuda dos bispos Thomas Weinandy, da Conferência de Bispos Católicos Americanos (USCCB), e Dan Scheidt, da Igreja Católica Rainha da Paz, de Indiana.

Basicamente, são quatro passos: a configuração do usuário; um exame de consciência (onde o usuário relembra os dez mandamentos e responde um teste); a confissão em si e o que os padres dizem sobre isso.




O site Olhar Digital publicou os esclarecimentos do Vaticano a respeito do aplicativo em questâo:

Igreja Católica declara que aplicativo para iPhone não substitui confissão

Porta-voz do Vaticano destaca que o programa deve ser apenas um estímulo para os católicos

O vaticano veio a público nesta quarta-feira (9/2) esclarecer que o aplicativo para iPhone que permite confessar pecados pelo smartphone não substitui uma confessão tradicional, realizada na presença de um padre.

De acordo com notícia divulgada pela Reuters, o Vaticano veio a público informar que a Igreja Católica enxerga o aplicativo, chamado de Confession: A Roman Catholic, como uma forma de estimular as pessoas a realizar confissões e frequentar a igreja.

"Não se pode falar de forma alguma de se confessar pelo iPhone", ressaltou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, acrescentando que a presença de um padre não pode ser substituída por um aplicativo.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails