terça-feira, 5 de julho de 2016

Lei obriga oração do "Pai Nosso" em escolas de cidade goiana

Caro político evangélico, quando você apresenta e/ou aprova um projeto de lei como esse, a mensagem que você está passando é que Deus não é Todo-Poderoso para alcançar Seus santos objetivos neste mundo, e precisa desesperadamente dessa criatura maravilhosa (você, nobre vereador/deputado) para Se fazer Conhecido e Soberano. Entendeu?

Bem, na verdade, todos nós sabemos... o que você quer é se promover, não é mesmo?

Conseguiu! uhulll

A matéria é do G1 Goiás:

Lei obriga alunos da rede pública a rezarem ‘Pai Nosso’ e gera polêmica


Medida foi aprovada e dividiu opiniões em Aparecida de Goiânia, GO.

OAB-GO afirmou que projeto pode ser considerado inconstitucional.

Uma lei que torna obrigatória a oração do “Pai Nosso” antes das aulas das escolas municipais de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, causou polêmica entre os moradores da cidade. O projeto foi aprovado e publicado no Diário Oficial da cidade no último dia 23 de junho, mas só deve ser colocado em prática no mês de agosto deste ano.

A lei afirma que “fica estabelecida a obrigatoriedade da realização da Oração Universal do Pai Nosso, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Cmeis Públicos e Conveniados do Município de Aparecida de Goiânia”. Ainda conforme o texto, a oração deve ser feita em todas as salas antes do início das aulas.

O vereador Francisco Gaguinho (PSC) é o autor da lei e explicou que criou o projeto pensando na maioria. “Nós vivemos em um país em que 95% das pessoas são cristãs”, afirmou.

O vereador William Ludovico (PTB), no entanto, membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal da cidade, acredita que a medida pode ser considerada inconstitucional. “O nosso voto é em respeito à constituição, uma vez que é vedado ao poder legislativo interferir nas competências exclusivas do poder executivo. Por outro lado, a questão que está lá esculpida é de que o país é laico”, afirmou.

A Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO) informou à TV Anhanguera que a lei mistura estado e religião, o que pode ser considerado inconstitucional. A OAB-GO afirmou ainda que quer propor uma votação, mas a previsão é que esta aconteça somente em agosto. Nesta época, a lei já deve entrar em vigor.

Polêmica

Os moradores da cidade tiveram opiniões diversas a respeito da obrigatoriedade. A comerciante Isabel Ana Zanatta afirmou que concorda com a lei. “Você tem que agradecer a Deus e realmente, eu não sou contra não, tem que fazer sim”, disse.

Já o mototaxista Ionei Pereira dos Santos discorda e afirma que a oração não deveria ser obrigatória. “Não tem que ser obrigado não, tem que fazer um convite mesmo. Quem quiser participar, participa, quem não quiser [não participa]”, disse.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails