sábado, 20 de novembro de 2010

Governo brasileiro paga viagem e roupa de novo cardeal

Eu não sabia disso, mas segundo a nota do Painel da Folha de S. Paulo de hoje, 20/11/10, transcrita abaixo, o governo brasileiro pagou as despesas de viagem e até as roupas próprias do novo cardeal brasileiro, D. Raymundo Damasceno Assis, de Aparecida do Norte (SP), que foi nomeado pelo papa Bento XVI e recebeu seu barrete hoje, numa cerimônica realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. É no mínimo estranho que um Estado que se diz laico, ainda que por tradição secular, utilize dinheiro público para subsidiar despesas de responsabilidade de uma autoridade religiosa, mesmo que ela represente a religião majoritária no país. Mais estranho ainda é que a Igreja Católica, pelo seu órgão máximo no país - a CNBB -, tão crítica do governo, aceite este subsídio. Do jeito que a coisa vai, logo logo vai ter "pastor", "apóstolo", "bispo", etc., pedindo uma graninha extra (minha, sua, nossa) pra comprar um terno novo. Eu, hein!

Pacote As despesas das solenidades em que d. Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, receberá a investidura de cardeal do papa Bento 16, realizadas entre hoje e amanhã, no Vaticano, serão custeadas pelo Itamaraty. A conta inclui transporte, recepção e até mesmo as vestes cardinalícias.

Diplomacia Representado no evento pelo chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, o governo não informa o total gasto e diz que embora o Brasil seja um Estado laico, o expediente é uma tradição desde 1905, quando o primeiro cardeal brasileiro foi nomeado pela Santa Sé.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails